O mês de Março ficou marcado pela passagem de duas grandes tempestades pelo Algarve (Jana e Martinho), que causaram centenas de ocorrências e voltaram a deixar irreconhecível a Praia do Forte Novo, em Quarteira. Agora, o temporal passou e este é o estado atual da praia na manhã desta terça-feira, 25 de Março.
Há um ano, esta praia – que aguarda desde 2020 por um reforço de areia – já tinha sido afetada pelo temporal marítimo, que levou grande parte do areal e destruiu os passadiços, mas desta vez a devastação foi ainda maior.
Agora, o sol já brilha no Algarve, mas a destruição permanece na Praia do Forte Novo. Parte do local encontra-se inclusive vedado para que as pessoas não se aproximem das zonas mais afetadas.
Esta praia só poderá voltar ao que era após a realimentação artificial que está prevista para o troço litoral Quarteira-Garrão.
Tal como o Sul Informação noticiou aqui, no passado dia 14 de Março, na conferência de imprensa após a reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras, em Faro, Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente, e Pimenta Machado, presidente da APA, referiram que, neste momento, o projeto está pendente de autorizações do ponto de vista arqueológico, uma vez que, muito perto, se localiza o sítio arqueológico de Loulé Velho.
Ainda assim, se tudo correr bem, o concurso será lançado no último trimestre deste ano. «Não virá a tempo deste Verão, mas virá do próximo», garantiu Pimenta Machado.

Fotos: Mariana Carriço / Sul Informação


















Obrigado por fazer parte desta missão!