O jovem ciclista britânico Noah Hobbs (EF-Education-Aevolo) conquistou este domingo a 42.ª edição da Volta ao Alentejo, segurando a liderança numa 5ª e última etapa vencida pelo italiano Luca Giaimi (UAE Team Emirates Gen-Z), em Évora.
O corredor de 20 anos foi o “camisola amarela” durante os cinco dias de corrida e festejou no pódio final, apesar da pressão dos “algarvios” Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) e Jesús David Peña (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense).
A 5ª etapa começou em Estremoz e foi sempre muito agitada, com muitas mexidas na estrada. Luca Giaimi, por exemplo, integrou um largo grupo que atacou ao quilómetro 41 e que andou durante muito tempo na frente da corrida.
Com o passar do tempo, o pelotão foi, no entanto, aproximando-se, até se voltar a compactar nos últimos instantes da etapa, mas Giaimi tentou novamente e brilhou, uma semana depois de ter vencido a o Troféu Internacional da Arrábida.
Na defesa da “amarela”, o britânico Noah Hobbs cortou a meta em 2º lugar, a 2s do vencedor do dia.
Contas feitas, Hobbs sucede a Eduard Prades e é o novo campeão da Volta ao Alentejo, com 12s de vantagem sobre o argentino Nicolás Tivani, 2º, e 13s sobre o colombiano David Peña, 3º.
Hobbs termina ainda como líder da juventude e da classificação por pontos, enquanto Pedro Pinto (Efapel Cycling) vence a classificação de montanha. Nas equipas, é a Rádio Popular-Paredes-Boavista que acaba como líder.