O Município de Loulé vai voltar a assinalar a hora do planeta, no dia 22 de Março, entre as 20h30 e as 21h30, este ano com o tema “É Tempo de Ação com a Hora do Planeta”.
A “Hora do Planeta” é uma ação ambiental promovida internacionalmente pela organização global de conservação da natureza Associação Natureza Portugal | World Wildlife Found (WWF) e prevê que as luzes sejam apagadas durante uma hora.
A Câmara de Loulé compromete-se assim a desligar as luzes de vários edifícios e espaços públicos do concelho durante 60 minutos: Paços do Concelho, Edifício Eng.º Duarte Pacheco/Assembleia Municipal, Monumento Eng.º Duarte Pacheco, Mercado Municipal de Loulé, Cineteatro Louletano, Muralha do Castelo de Loulé (Loulé), Centro Autárquico de Quarteira e edifícios das juntas de freguesia de S. Sebastião, S. Clemente, Quarteira, Almancil, Salir, Querença, Tôr, Benafim, Boliqueime, Alte e Ameixial.
Numa nota, a autarquia recorda «há mais de 15 anos que a “Hora do Planeta”, evento histórico da WWF, representa um movimento global de milhões de pessoas em todo o mundo que se unem, através de um gesto simbólico, para manifestar o seu compromisso com o Planeta».
Esta iniciativa surgiu em Sidney, na Austrália, quando, numa tomada de posição contra as alterações climáticas, 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes durante 60 minutos.
Esta iniciativa está ainda ligada com um dos mais importantes desígnios do Município, «o cumprimento das metas relativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas», salienta a autarquia louletana.