A nova Marina de Vilamoura, inaugurada no final de 2024 e com capacidade para embarcações de grande porte, já tem uma dessalinizadora a funcionar.
Esta era uma das vertentes do novo projeto da Marina, tal como o Sul Informação já tinha dado conta. A água da dessalinizadora servirá para lavagens do estaleiro, de barcos e regas.
«No passado sábado, 22 de Março, celebrou-se o Dia Mundial da Água e, nesse sentido, esta é uma notícia que não podia chegar em melhor altura e que nos deixa muito orgulhosos. Com esta unidade de dessalinização, reafirmamos o nosso papel como marina pioneira na promoção de práticas ambientais responsáveis e sustentáveis em infraestruturas náuticas», diz Isolete Correia, CEO da Marina de Vilamoura.
Nesta dessalinização, o tratamento da água salgada recorre à metodologia da osmose inversa, captando água da bacia interior da Marina de Vilamoura, complementada com sistema automático de manutenção e leitura dos equipamentos, com comunicação remota à equipa responsável, que maximiza a eficiência.
Foto: Mariana Carriço | Sul Informação
E de salutar este tipo de projeto, bom trabalho…