Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Laranja algarvia vai estar em destaque na BTL

A laranja algarvia vai estar em destaque numa ação de promoção esta quarta-feira, 12 de Março, a partir das 14h00, no Stand Algarve da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, e Pedro Valadas Monteiro, vice-presidente, vão participar na ação “Citrinos do Algarve – IGP, um ativo para a promoção turística da Região”, evento promovido pela CCDR Algarve | Agricultura e Pescas, em parceria com a AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve e a Região de Turismo do Algarve.

Num primeiro momento, será apresentado um estudo sobre a perceção e consumo da laranja do Algarve, com o intuito de aprofundar conhecimentos e contribuir para a estratégia de posicionamento dos Citrinos do Algarve, desenvolvido por estudantes da Universidade do Algarve.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Segue-se uma sessão de degustação de cocktails inovadores com base na laranja e conjugado com outros produtos endógenos do agroalimentar do Algarve, desenvolvida e apresentada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, em colaboração com a AlgarOrange.

A AlgarOrange é uma associação empresarial sem fins lucrativos criada em 2018 com a missão de representar e defender os Citrinos do Algarve. Assume-se como a porta-voz oficial do setor e reúne, numa única entidade, as principais empresas e organizações que têm como objetivo primordial a produção sustentada de citrinos de qualidade. Com doze associados, a AlgarOrange representa cerca de 40% da produção de citrinos no Algarve e 30% da produção nacional de citrinos.

A maior produção de citrinos do País está localizada no Algarve, sendo que 87% de toda a produção de laranja ocorre neste território. Fruto da cada vez maior eficiência no uso dos fatores, inovação e incorporação de tecnologia, a produtividade média tem crescido de forma sustentável, sendo que a campanha 2023-2024 superou em 10% a média dos últimos 10 anos. 

A AlgarOrange estima que esta produção gera um volume de negócios anual de 180 Milhões de Euros (M€). Em 2023, e de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, as exportações regionais de frutos ultrapassaram os 107,5 M€, sendo responsáveis por 37% das exportações com origem no Algarve.

A laranja é o terceiro fruto mais exportado por Portugal e o principal destino é o mercado europeu: absorve 90% das vendas internacionais. Espanha, França e Polónia são os principais clientes da laranja do Algarve.

inframoura
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Algarve e Alentejo promovem-se em força na BTL 

Depois da BTL, Município de Faro vai até à Feira das Viagens no Porto

Sul Informação - Plano Estratégico de Turismo de VRSA apresentado na BTL

Plano Estratégico de Turismo de VRSA apresentado na BTL

Sul Informação - RTA quer celebrar 55 anos com melhor ano turístico de sempre

RTA quer celebrar 55 anos com melhor ano turístico de sempre