A Câmara de Lagos está a instalar Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em locais estratégicos do concelho e a formar operacionais aptos a utilizá-los de forma eficaz, incluindo jovens da comunidade escolar, ao abrigo de um programa que foi apresentado esta terça-feira, dia 11 de Março, no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI.
Na sessão foram entregues cinco novos desfibrilhadores móveis, «ampliando a rede de equipamentos disponíveis no concelho».
Desde que começou a ser implementado, o PMDAE «tem alcançado resultados significativos, incluindo a instalação de desfibrilhadores em escolas, espaços públicos de grande circulação e viaturas das forças de segurança».
«Até ao momento, já foram realizados 58 cursos de Suporte Básico de Vida com DAE, formando mais de 500 operacionais capacitados para intervir rapidamente em casos de PCR», revelou a Câmara de Lagos.
Segundo a autarquia, este projeto «posiciona Lagos como o segundo concelho do Algarve com maior implementação nesta área».
Márcio Regino, coordenador Municipal de Proteção Civil, salientou a importância da formação de pessoas e especialmente dos jovens da comunidade escolar, pois são elas que poderão salvar vidas.
«Os desfibrilhadores só por si não fazem o trabalho se não existir quem os saiba manusear», acrescentou.
Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, reforçou por seu lado «a importância de todos os parceiros envolvidos neste projeto e a importância da sensibilização coletiva e formação de proximidade, permitindo assim chegar aos números hoje apresentados».
O evento contou ainda com a presença de sete entidades parceiras, entre as quais os agrupamentos de escolas Júlio Dantas e Gil Eanes, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia Municipal, a Polícia Marítima e a Santa Casa da Misericórdia de Lagos.
Paralelamente, estiveram expostos veículos das forças de segurança e socorro, «reforçando a importância da cooperação entre diferentes entidades para garantir um atendimento rápido e eficaz em situações de emergência, assim como a simulação de uma situação de socorro com recurso ao DAE exemplificativa de como se deve atuar perante tal ocorrência».
O PMDAE integra-se nas comemorações do Mês da Proteção Civil e «reforça o compromisso da autarquia em tornar Lagos um concelho mais seguro e preparado para situações de emergência. O acesso à formação e ao uso dos desfibrilhadores continua a ser promovido junto da comunidade, incentivando uma cultura de prevenção e resposta rápida que pode salvar vidas».

Apresentação do Programa Municipal Desfibrilhação Automática Externa

Apresentação do Programa Municipal Desfibrilhação Automática Externa

Apresentação do Programa Municipal Desfibrilhação Automática Externa

Apresentação do Programa Municipal Desfibrilhação Automática Externa
