Isaac Nader conquistou esta sexta-feira a medalha de bronze na final de 1500 metros dos Europeus de atletismo de pista coberta que se disputam em Apeldoorn, nos Países Baixos, enquanto Gerson Baldé foi 4º classificado no salto em comprimento.
Numa prova dominada pelo favorito norueguês Jakob Ingebrigtsen, que esteve sempre na frente, Nader, de 25 anos e natural de Faro, conseguiu fixar um posto na perseguição e, na última volta, garantiu o 3º lugar com relativa folga.
Ingebrigtsen triunfou em 3m36,56s, com o francês Azeddine Habz a conseguir a medalha de prata, em 3m36,92s e Isaac Nader, que representa o Benfica, a fechar o pódio, com 3m37,10s.
Esta foi a segunda medalha de um atleta algarvio em Europeus de pista coberta, depois de João Campos, natural de Paderne, Albufeira, ter sido bronze nos 3000 metros em Madrid, em 1986.
Já Gerson Baldé, natural de Albufeira, ficou à beira do pódio, terminando o concurso do salto em comprimento, com 8,07m, a cinco centímetros do bronze.
O saltador do Benfica, que tinha sido o melhor na qualificação, iniciou a final com 7,61m e pareceu acusar dificuldades em termos físicos ao longo do concurso, chegando até a preterir de duas tentativas.
Com o seu melhor registo, chegou a ser momentaneamente 3º classificado, mas acabou mesmo por ser ultrapassado pelo italiano Mattia Furlani, 2º, com 8,12m, a mesma marca do espanhol Lester Lecay, 3º, atrás do búlgaro Bozhidar Sarâboyukov, campeão europeu com 8,13m.