Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Serviço de Dermatologia voltou, no final do mês de Fevereiro, a ter um programa operatório próprio para os seus doentes, rentabilizando assim as salas de bloco operatório do Hospital Terras do Infante (HTI), em Lagos.

Depois de quatro anos parada, a atividade cirúrgica daquela especialidade foi retomada neste hospital do SNS na região do Algarve, após a rescisão dos contratos da equipa médica de Dermatologia, em 2021, com o então Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

«Estas cirurgias inserem-se na estratégia do atual conselho de Administração em descentralizar e disponibilizar cuidados de saúde de maior proximidade aos utentes, passando agora a disponibilizar planos operatórios de Dermatologia e de Cirurgia Plástica no HTI, que se juntam à atividade cirúrgica de Oftalmologia já realizada nesta unidade hospitalar, proporcionando maior conforto, qualidade e uma oferta diferenciada a estes pacientes e contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente e equitativo», refere a ULSAlg numa nota.

Banner lateral albufeira

De acordo com a ULSAlg, a realização semanal das cirurgias dermatológicas e plásticas no Hospital Terras do Infante permite ainda que mais pacientes da região do Algarve recebam atendimento especializado «de forma mais rápida e eficaz» e contribui para «reduzir listas de espera» e «facilitar o acompanhamento pós-operatório».

“Estes procedimentos são extremamente necessários, uma vez que a incidência de cancro da pele no Algarve é alta, e quanto mais cedo forem realizados melhor o prognóstico», afirma a dermatologista Vera Leitão.

As primeiras cirurgias, que consistiram em excisões de tumores cutâneos benignos e malignos, alguns com necessidade de reconstrução cirúrgica, foram realizadas pela dermatologista Vera Leitão e pelo cirurgião plástico Damião Ayres, médicos da Unidade Local de Saúde do Algarve.

maozorra
municipio de odemira

Também poderá gostar

rastreio cancro pele cartaz '23|Rastreio Dermatológico

Castro Marim volta a promover rastreios gratuitos de doenças de pele

Ana Varges Gomes_MC

Ana Varges Gomes demitida do cargo de diretora de Oncologia da ULS Algarve por «quebra de confiança»

Fachada Centro saude de Lagos

Dispositivos tradutores já facilitam comunicação com utentes no Centro de Saúde de Lagos