O Serviço de Dermatologia voltou, no final do mês de Fevereiro, a ter um programa operatório próprio para os seus doentes, rentabilizando assim as salas de bloco operatório do Hospital Terras do Infante (HTI), em Lagos.
Depois de quatro anos parada, a atividade cirúrgica daquela especialidade foi retomada neste hospital do SNS na região do Algarve, após a rescisão dos contratos da equipa médica de Dermatologia, em 2021, com o então Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).
«Estas cirurgias inserem-se na estratégia do atual conselho de Administração em descentralizar e disponibilizar cuidados de saúde de maior proximidade aos utentes, passando agora a disponibilizar planos operatórios de Dermatologia e de Cirurgia Plástica no HTI, que se juntam à atividade cirúrgica de Oftalmologia já realizada nesta unidade hospitalar, proporcionando maior conforto, qualidade e uma oferta diferenciada a estes pacientes e contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente e equitativo», refere a ULSAlg numa nota.
De acordo com a ULSAlg, a realização semanal das cirurgias dermatológicas e plásticas no Hospital Terras do Infante permite ainda que mais pacientes da região do Algarve recebam atendimento especializado «de forma mais rápida e eficaz» e contribui para «reduzir listas de espera» e «facilitar o acompanhamento pós-operatório».
“Estes procedimentos são extremamente necessários, uma vez que a incidência de cancro da pele no Algarve é alta, e quanto mais cedo forem realizados melhor o prognóstico», afirma a dermatologista Vera Leitão.
As primeiras cirurgias, que consistiram em excisões de tumores cutâneos benignos e malignos, alguns com necessidade de reconstrução cirúrgica, foram realizadas pela dermatologista Vera Leitão e pelo cirurgião plástico Damião Ayres, médicos da Unidade Local de Saúde do Algarve.