Uma escultura urbana sobre “O Homem das Castanhas”, da autoria do algarvio e ex-aluno Tó Quintas, vai ser inaugurada no sábado, 8 de Março, às 15h00, na escadaria frente à Escola Secundária João de Deus, em Faro.
Trata-se de uma «homenagem aos vendedores de rua farenses», nomeadamente aos que costumam estar frente ao antigo liceu.
Esta é uma das muitas atividades da Celebração do Patrono do Agrupamento de Escolas João de Deus, que se assinala a 8 de Março, dia do aniversário do nascimento do poeta e pedagogo algarvio, nascido em 1830 em São Bartolomeu de Messines.
As atividades no antigo Liceu de Faro, sob a égide do seu patrono, decorrem de 8 a 14 de Março.
No dia 10, às 9h30, no Auditório da Escola Secundária, José Alberto Quaresma, autor da biografia «João de Deus – Vida», lançada em 2023 pela Imprensa Nacional, irá proferir uma comunicação precisamente sobre a vida e a obra do poeta e pedagogo.
Num programa organizado pelo Grupo Cidadania e Desenvolvimento, Biblioteca da Escola e Museu do Lyceu, no âmbito do Plano Nacional das Artes, segue-se um momento de prosa, declamação e música coimbrã com guitarra portuguesa, a atuação do Coro Infantil do Jardim de Infância João de Deus, de Faro, a deposição simbólica de flores (margaridas) no busto do Patrono, com a participação dos alunos orientados pelo professor Alexandre.
A manhã de celebração continua com momentos de leitura, declamação e musicalidades, uma performance teatral pelo grupo TE-ATRITO, numa atividade dinamizada pelo ator Pedro Monteiro ( apoio simbólico de 1€/pessoa), e, finalmente, o encerramento, com uma surpresa musical na escadaria exterior da Escola Secundária.