O Lavrar o Mar vai lançar, em Março, dois novos projetos: um Centro de Artes da Bordeira (Aljezur), chamado EscolaNova, e o Novo Bowing, em Odemira. Ambos vêm na senda do trabalho que esta cooperativa tem feito no Algarve e Alentejo.
Depois de uma década de arte e cultura em constante movimento por Aljezur, Monchique e Odemira, a Lavrar o Mar inicia um novo capítulo da sua história – um tempo de enraizamento, em que certos lugares se tornam casa e ponto de partida para um compromisso ainda mais firme com a transformação dos territórios e das suas comunidades através da arte.
É neste espírito que surgem EscolaNova – Centro de Artes da Bordeira (Aljezur) e Novo Bowing (Odemira), dois projetos estruturantes que ampliam o impacto artístico e social da cooperativa cultural e que se juntam a iniciativas já de referência tais como Teatro de Palha (Aljezur), Monchique: Novo Ano. Novo Circo e Povoado (Monchique).
A EscolaNova nasce da reabilitação da antiga escola primária da Bordeira, que passa a ser um centro de artes dedicado à experimentação e à criação artística.
Este novo espaço terá uma programação regular e diversa e será um ponto de encontro entre a cultura local da aldeia e do território envolvente e as artes performativas. A inauguração acontece no próximo dia 23 de Março, marcando o início de uma dinâmica que procura fortalecer a ligação entre os artistas e as comunidades, promovendo um acesso mais próximo e informal à arte.
A antiga escola primária da Bordeira foi cedida à Lavrar o Mar pela Câmara Municipal de Aljezur por 10 anos. O projeto de reabilitação do edifício foi desenvolvido pelos arquitetos Ana Jara e Carlos Gomes, do coletivo de arquitetura ARTÉRIA, executado pelo empreiteiro Fernando das Neves Domingues e financiado pela Câmara Municipal de Aljezur e pelo programa Bairros Saudáveis.
Com direção artística de Madalena Victorino, o Novo Bowing é um projeto artístico e social que promove o diálogo entre migrantes asiáticos e a população local de Odemira através da arte.
Com atividades em escolas, oficinas de capacitação e laboratórios de experimentação artística colaborativa, o projeto procura criar laços, combater a exclusão e gerar novas formas de convivência entre estas comunidades.
O Novo Bowing terá como base a Casa Novo Bowing – Centro das Relações Planetárias, que será inaugurada em Odemira no próximo dia 29 de Março. Com duração prevista de três anos (2025-2027), este projeto da Lavrar o Mar é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Câmara Municipal de Odemira.
Foto: Pedro Lemos | Sul Informação