A empresa Águas do Algarve lançou um concurso para uma obra que permitirá produzir e distribuir, a partir da ETAR de Almargem (Tavira), água para reutilização a ser usada nos campos de golfe Benamor Golf, Quinta da Ria Golf e Quinta de Cima Golf.
Este concurso tem um preço base de 5,4 milhões de euros. As propostas estão abertas até 17 de Março.
O investimento proposto visa melhorar o tratamento de águas residuais urbanas para a produção e distribuição de ApR (água para reutilização) a partir da ETAR de Almargem. Para tal, será construída uma fase adicional de tratamento que garantirá a desinfeção das águas residuais, bem como a instalação de estações elevatórias para a sua distribuição.
O principal objetivo deste projeto é a reutilização de águas residuais tratadas na rega de campos de golfe e espaços verdes associados.
«Para responder ao crescente aumento da procura de água, a reutilização surge como uma alternativa sustentável, promovendo a gestão eficiente dos recursos hídricos», diz a Águas do Algarve.
«Ao permitir que a água permaneça no ambiente e seja preservada para usos futuros, esta prática assegura a utilização atual sem comprometer a disponibilidade para as próximas gerações, em alinhamento com os princípios da economia circular», conclui.