Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras
Sul Informação - Dia da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas: mais de 400 bibliotecas ao seu dispor

Dia da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas: mais de 400 bibliotecas ao seu dispor

Hoje, dia 11 de março, data em que se assinala o 39º aniversário da RNBP – Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a BIBAL – Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve associa-se a esta efeméride através da realização de várias iniciativas culturais dirigidas a toda a comunidade.

Nunca é demais (re)lembrar a importância das bibliotecas públicas para a sociedade, na medida em que são, por excelência, locais de aprendizagem, de fruição e de encontro. Visitar a biblioteca mais próxima é abrir uma porta para o conhecimento, proporcionando este a construção de uma cidadania mais forte e plural.

Mas porque celebram as bibliotecas públicas municipais o dia 11 de março?

sessões de cinema de inverno

Em 2020, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas da BAD fez uma primeira proposta nesse sentido, mas foi a partir de 2021 que o dia 11 de março passou a assinalar o Dia da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Recorrendo à história, foi no ano 1986, através do Despacho 23/86 de 11 de março, assinado pela então Secretária de Estado da Cultura, Drª Teresa Patrícia Gouveia, que se formou um grupo de trabalho para apresentar uma política de bibliotecas públicas a cooperar em rede.

Tratou-se de um projeto de grande visão e envergadura para a constituição de uma política nacional de Leitura Pública.

Com efeito, no ano seguinte, também a 11 de março, o Decreto-Lei 111/87 veio a permitir a criação de um programa de cooperação técnica e financeira entre a Administração Central e os municípios, por forma a viabilizar a construção de bibliotecas públicas municipais em cada concelho, de forma faseada.

Esse foi um longo caminho, percorrido com esforço e dedicação pelos profissionais desta área, permitindo reduzir, tanto quanto possível, as assimetrias existentes no nosso território ao nível do acesso à informação e ao conhecimento. Ao longo destes trinta e muitos anos muita história haverá por contar no caminho trilhado por cada biblioteca.

Mais recentemente foi incentivada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas a criação e formalização de redes intermunicipais no seio das Comunidades Intermunicipais (CIM)/Áreas Metropolitanas (AM), para promover a cooperação entre as bibliotecas e uma maior rentabilização dos seus recursos, resultando na disponibilização de melhores serviços para as comunidades.

Esta política foi ao encontro dos objetivos dos técnicos responsáveis das quinze bibliotecas públicas municipais do Algarve (doze delas integradas na RNBP).

As primeiras redes intermunicipais foram criadas em 2017 e a Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve, em dezembro de 2018, o que tem permitido planear e realizar projetos comuns que potenciam uma melhor resposta às necessidades das populações.

Todas as bibliotecas oferecem na sua vertente mais tradicional os livros, mas apostam também no acesso à internet e,mais recentemente, em projetos digitais como o PressReader e a BiblioLED.

Além disso, proporcionam uma oferta de atividades culturais diversificadas, constituindo tudo isto um motivo bastante apetecível para a sua utilização.

A propósito, já visitou a sua biblioteca municipal?

NOTA:  Artigo publicado no âmbito da parceria entre o Sul Informação e a BIBAL – Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

Banner lateral albufeira
emarp

Também poderá gostar

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro

Chefs on Fire

Capitão Fausto, Best Youth e Gisela João confirmados no Chefs on Fire Vilamoura

Foto: Rafaela Paulino

Portimonense continua na liderança da I Divisão Distrital do Algarve