As comemorações do Dia da Proteção Civil, que se realizaram a 25 e 26 de Fevereiro, foram «um sucesso» na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro.
A iniciativa contou com um total de 1300 participantes em 14 palestras e 207 participantes nas três ações de mass training de Suporte Básico de Vida (SBV).
Os grupos cinotécnicos da GNR e da PSP realizaram demonstrações que encantaram cerca de 500 jovens e adultos presentes.
A iniciativa teve como objetivos sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida, da propriedade e do património cultural e ambiental face a acidentes graves e catástrofes, prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo sobre os riscos a que as populações e territórios estão sujeitos. Além disso, destacou o papel fundamental de cada cidadão no esforço coletivo de criação de comunidades mais resilientes.
As atividades abrangeram áreas como Proteção e Combate a Incêndios, Segurança de Pessoas e Bens, Socorro e Salvamento, e Segurança e Saúde. Além das palestras e do mass training de SBV, os participantes puderam assistir à apresentação de meios, dispositivos e equipamentos dos vários agentes de proteção civil e entidades cooperantes, o que despertou grande interesse entre os jovens e a comunidade escolar.
Marcaram presença a Autoridade Marítima Nacional, os Bombeiros, a Guarda Nacional Republicana, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Polícia de Segurança Pública e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Faro.