Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Carnaval de Loulé juntou 80 mil foliões

80 mil pessoas foram este ano ao Carnaval de Loulé, cujo último dia de corso foi esta terça-feira, 4 de Março.

“O Carnaval não é uma seca…” foi o mote escolhido para esta edição que teve três desfiles: no domingo, na segunda-feira e hoje.

Depois dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do projeto Geoparque Algarvensis, a Câmara Municipal de Loulé escolheu o tema da água para trazer ao desfile, uma vez mais, uma mensagem ambiental. 

recrutamento zoomarine 2025

Entrelaçando a sátira política, social e desportiva com o mote geral do evento, os 15 carros alegóricos apresentaram episódios da atualidade recheados de muito humor e criatividade. A água, esse precioso tesouro da Humanidade, apareceu nas mais diversas formas: ora a jorrar nas Bicas Velhas criadas de propósito para este corso; ora num chuveiro humano recriado pelos animadores; ora na dessalinizadora tão esperada na região; no fundo do mar algarvio, ainda livre de plásticos e onde é possível ver a beleza da vida marinha; ou mesmo num oásis no meio do deserto, em que o craque Ronaldo é pago precisamente “a peso de água”.

Além da vertente ambiental, este desfile ficou marcado por ser também um evento inclusivo. Tripulado pela Associação EXISTIR, o carro “Brincadeira sobre Rodas” trouxe ao desfile utentes desta instituição, alguns com mobilidade reduzida, outros com deficiência motora.

E como a festa acaba naturalmente com muitas serpentinas e confetis na rua, no final de cada um dos três dias, a Avenida José da Costa Mealha foi lavada com água captada a partir de efluentes naturais, sem desperdício, promovendo assim a eficiência hídrica de que o tema deste Carnaval fez apanágio.

A Autarquia de Loulé faz um balanço positivo desta edição de um dos maiores corsos do país.

«Não choveu, tivemos uma adesão bastante significativa do público que, com a sua boa disposição, também contribuiu para que este Carnaval fosse mais um sucesso. E naturalmente, uma palavra em relação à segurança: correu tudo sem qualquer incidente, o que é algo de destacar sobretudo porque estamos a falar de uma iniciativa que envolve um significativo número de pessoas», referiu o coordenador do Carnaval e vereador dos Evento do Município, Carlos Carmo.

Já o presidente da autarquia destacou a importância para a comunidade de reviver uma tradição.

«O Carnaval não é só o maior cartaz turístico do Algarve nesta altura do ano, que atrai muitos turistas e ajuda a dinamizar a economia na época baixa. É uma tradição que faz parte da identidade dos louletanos e, para esta comunidade, é um orgulho poder mostrar todo o brilho do nosso corso. Acho que, uma vez mais, o envolvimento de todos foi decisivo para termos um Carnaval ‘à grande e à louletana’», frisou Vítor Aleixo.

As verbas arrecadadas com a venda dos bilhetes para o Carnaval serão distribuídas, em partes iguais, pelas coletividades locais que desfilaram e por IPSS que promovem projetos sociais no concelho.

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

lagos eventos
corrida fotográfica

Também poderá gostar

7261ca05630a45fad96a37caac541b5b_dz6VrYw_slider

Espetáculos, festas religiosas ou provas de folares: 18 programas para aproveitar a Páscoa no Algarve

Jantar de chícharos com borrego5

Loulé promove Quinzena Gastronómica “Comeres D’aqui – Sabores da Páscoa”

Carnaval de loulé 2025 (4)

Loulé foi um dos três Carnavais que mais faturou