Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

A Câmara de Loulé manifestou o pesar pela morte da professora, poetisa e investigadora do património oral louletana Idália Farinho Custódio.

A autarquia fez questão de enaltecer publicamente «o prestimoso contributo da professora Idália Farinho para a promoção e salvaguarda do património oral do concelho de Loulé» e de expressar «as mais sentidas condolências à família e aos amigos».

Nascida em Loulé, em 1938, Idália Farinho Custódio licenciou-se em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi professora do Ensino Secundário e Básico (segundo e terceiro ciclos) e professora Cooperante e Acompanhante da ESE, da Universidade do Algarve.

lagos eventos

«A sua obra é distribuída por poesia, literatura infantojuvenil e literatura oral. É nesta área o seu maior trabalho, “Património Oral do Concelho de Loulé”, em coautoria com Maria Aliete Farinho Galhoz e Isabel Cardigos, de que foram publicados os volumes “Contos”, “Romances” e “Orações”. Em 2023, publicou “Sabes, Mãe?”, uma narrativa que é um “Hino à Vida”», segundo a Câmara de Loulé.

Na literatura infantojuvenil, entre vários títulos, «merecem destaque “A Viagem da Parker 51”, “As Mãos do meu Irmão”, “Até à Estrela do Mar” e “Põe as Palavras na Lua”».

Em 1998, foi agraciada pela Câmara de Loulé com a Medalha Municipal de Mérito, grau prata.

vamos à vila 2025
emarp

Também poderá gostar

passeio alte

Vamos passear até à Rocha dos Soidos?

ria formosa ccmar (3)

Parque Natural da Ria Formosa celebra 47 anos com caminhadas, oficinas e passeios de barco

IMG_5653

Marcelo juntou-se a milhares de peregrinos para levar a Mãe Soberana de volta a casa