Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Autárquicas: CDU aposta no regresso de Vítor Proença à Câmara de Santiago do Cacém

Vítor Proença, atual presidente da Câmara de Alcácer do Sal, vai ser o candidato da CDU ao vizinho Município de Santiago do Cacém, que também já liderou, nas próximas autárquicas, anunciou a coligação. 

Em comunicado, a CDU, coligação liderada pelo PCP indicou que Vítor Proença volta a assumir uma candidatura à Câmara de Santiago do Cacém 11 anos após ter sido eleito pela CDU para a presidência da Câmara de Alcácer do Sal, à qual não se pode recandidatar devido à lei de limitação de mandatos.

A candidatura de Vítor Proença, membro do PCP há 49 anos, “assume-se na continuidade do trabalho e intervenção” comunista “à frente dos destinos do concelho desde a revolução do 25 de Abril, sempre ao serviço das suas populações”, sublinhou.

lagos eventos

No comunicado, a Coordenadora Regional do Litoral Alentejano da CDU realçou que a aposta em Vítor Proença “dá continuidade ao projeto, à visão e às propostas” da coligação e “pretende aprofundar ainda mais uma gestão democrática, de proximidade e inovadora”.

Trata-se de uma candidatura “que respeita e valoriza os trabalhadores da autarquia, que pretende elevar o desenvolvimento do concelho a novos patamares nas mais diversas áreas” para “continuar a projetar Santiago do Cacém na região Alentejo”, defendeu.

Além do trabalho desenvolvido pelo candidato, durante a sua presidência em Santiago do Cacém, com a construção de vários equipamentos desportivos, a CDU destacou a “intervenção e gestão autárquica” a que o atual executivo, liderado pelo também comunista Álvaro Beijinha, “soube dar expressão e seguimento”. 

Vítor Proença foi presidente da Câmara de Santiago do Cacém entre 2001 e 2013, ano em que foi eleito pela primeira vez para liderar o Município de Alcácer do Sal, onde ainda permanece.

Integra, desde 2014, o Conselho de Concertação Territorial, órgão presidido pelo primeiro-ministro e que inclui apenas seis presidentes de câmara e, desde 2021, faz parte da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Além de assumir a presidência da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), que junta os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, no distrito de Setúbal, e Odemira, no de Beja, presidiu à Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo, que inclui 20 municípios.

Integrou o Conselho Diretivo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), entre 2013 e 2017, mantendo-se atualmente no Conselho Geral da ANMP. Subscreveu, em 2010, em Bruxelas, o Pacto dos Autarcas para o combate às alterações climáticas.

O candidato integra a Direção Regional do Litoral Alentejano do PCP, bem como o Gabinete Técnico de Apoio às Autarquias Locais, junto do Comité Central do PCP.

O atual executivo da Câmara de Santiago do Cacém, liderado por Álvaro Beijinha, é composto por quatro eleitos da CDU, dois do PS e um da coligação PSD/CDS-PP. 

As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.

inframoura cada gota importa
zoomarine

Também poderá gostar

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

Podcast Voz da Campanha: Na cidade onde as ruas não têm nomes

epa12090729 Portuguese President Marcelo Rebelo de Sousa (L) casts his vote during early voting day for the legislative elections at a polling station in Vila Real de Santo Antonio, southern Portugal, 11 May 2025. Over 333,000 voters are eligible to participate in early voting, while election day is set for 18 May.  EPA/LUIS FORRA

Podcast Voz da Campanha: Voto antecipado do Presidente Marcelo foi em Vila Real de Santo António

Design sem nome - 13

Autárquicas: CDU candidata Ana Paula Baltazar à Câmara de Castro Verde