Tomás Caetano (Optimist Infantil) e David Cabrita (ILCA 4) foram dois dos vencedores do 51º Torneio Internacional de Vela do Carnaval que terminou esta segunda-feira, 3 de Março, em Vilamoura.
Com mais de 350 embarcações em prova, distribuídas por sete classes – Optimist, Optimist Júnior, ILCA 4, ILCA 6, ILCA 7, Snipe e 420 – a competição decorreu em três campos de regata, reunindo atletas de 17 países. A forte participação espanhola voltou a destacar-se, sendo a frota internacional mais numerosa a seguir a Portugal.
Este torneio teve um significado especial para muitos dos velejadores presentes, que já olham para Dezembro, altura em que Vilamoura será palco do Campeonato do Mundo da Juventude. Para vários atletas, estas regatas serviram como um primeiro teste para a grande competição internacional que se avizinha.
«Foi um enorme sucesso. A 51º Edição do Torneio pautou-se pela presença massiva de velejadores estrangeiros que demonstra a confiança que voltaram a depositar na capacidade organizativa do Clube Internacional da Marina de Vilamoura. Com muito eventos internacionais a acontecerem em Vilamoura anualmente, voltamos a captar a atenção das equipas Internacionais para participarem neste prestigiado Torneio», diz Isolete Correia, CEO do Vilamoura World e presidente do Clube Internacional da Marina de Vilamoura.
A 51ª edição contou com o apoio institucional da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Inframoura, Marina de Vilamoura, Vilamoura World, bem como da Federação Portuguesa de Vela, Associação Regional de Vela do Sul, IPDJ, Prow Group e D. Pedro Hotels.
Todos os vencedores:
Optimist Juvenil– Guilherme Ryder (Portugal)
Optimist Infantil – Tomás CAETANO (Portugal)
ILCA 4 – David CABRITA (Portugal)
ILCA 6 – Jiri TOMES (República Checa)
ILCA 7 – Lourenço MATEUS (Portugal)
Snipe – Damian BORRAS CAMPS e Maria CORREA (Espanha)
420 – Constança QUARESMA e Marta COSTA (Portugal)