Alunos e professores da Escola Básica e Secundária de Albufeira participaram, de 19 a 27 de Março, num intercâmbio na Finlândia.
Durante esta experiência, no âmbito do programa Erasmus+ Oddience 2030, o grupo (quatro professores e quatro alunos) visitou Helsínquia, Vantaa e Ivalo, na Lapónia, explorando práticas inovadoras de ensino e sustentabilidade.
Na escola Vaskivuori, em Vantaa, os professores participaram no eLab Programa de Prototipagem, focado na formação em educação sustentável com especial destaque para jardins e hortas urbanas.
As alunas, juntamente com colegas da França, Finlândia e Índia, apresentaram materiais trazidos dos seus países, promovendo um intercâmbio cultural. Também participaram em diversas aulas, como Artes, Dança, Música, Inglês e Matemática. O programa incluiu ainda atividades ao ar livre, como uma caminhada junto ao lago Kuusijärvi,
A viagem continuou até Ivalo, na Lapónia, onde o grupo participou no CampFire Social Arts Work, um projeto que combina arte e socialização em ambientes naturais. A visita incluiu um centro de resgate de animais selvagens e uma apresentação de uma artista e compositora indígena Saami.
Outro momento da visita foi a travessia de um rio congelado para visitar uma escola de ergonomia sustentável, uma experiência que destacou a importância da adaptação ao meio ambiente na educação.
A viagem culminou com a visita ao Museu Sami Siida, reconhecido como Museu Europeu do Ano de 2024.