O algarvio Renato Silva foi o 34º classificado na prova de sub-23 da 1ª etapa da Taça da Europa de BMX, disputada ontem, sábado, em Verona, na Itália, num dia de «boas sensações» para a representação lusa nesta competição, segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo
O atleta da Team BMX Quarteira ficou em primeiro no seu grupo de qualificação na primeira ronda e qualificou-se depois nos 16 avos de final no quarto posto. Acabou por ser eliminado nos oitavos de final e por terminar no 34º lugar na classificação geral.
Na prova de elite masculina, Bruno Cardoso ficou na 45ª posição. O atleta português ficou em sétimo na primeira ronda, melhorou o tempo na repescagem, mas acabou por não conseguir avançar para a ronda seguinte.
Nas juniores femininas, Leonor Carvalho, jovem está a ter a primeira experiência nesta categoria e numa rampa de oito metros, ficou em oitavo, depois de ter não ter conseguido qualificar-se na primeira ronda.
Rita Xufre, o quarto elemento da seleção portuguesa nesta competição, lesionou-se no joelho durante os treinos, ainda na quarta-feira, e não conseguiu alinhar à partida na prova de sub-23
«As sensações estão boas, os atletas estão a andar no grupo da frente, a velocidade está lá. Em termos de tempo em pista, não andamos muito distantes dos primeiros. Falta-nos um pouco mais de adaptação e corrida», afirmou o selecionador nacional de BMX.
«Esperamos extrair isso este domingo, vamos lutar por isso”, garantiu ainda Alexandre Almeida.
Hoje realiza-se a 2ª etapa da Taça da Europa de BMX, também em Verona. Com exceção de Rita Xufre, por lesão, Bruno Cardoso, Renato Silva e Leonor Carvalho voltam a entrar em ação nas respetivas provas.