O ciclista algarvio Filipe Francisco (CDASJ-Cycling’Team-Munícipio Albufeira) é o primeiro líder de elites masculinos da Taça de Portugal de maratonas BTT (XCM), depois de ter vencido este domingo a primeira prova pontuável da temporada, a II Maratona Torres Vedras.
Em elites masculinos, o corredor de Loulé terminou o percurso de 90 quilómetros, que começou e terminou no Parque Verde da Várzea, em 3h43m39s.
Filipe Francisco terminou com 3m15s de vantagem sobre Diogo Graça (Santa Maria da Feira-Moreira-Bolflex-E.Leclerc), 2º classificado, e 3m48s sobre Carlos Cruz (Guilhabreu MTB Team), 3º.
Andrew Henriques, também do CDASJ-Cycling’Team-Munícipio Albufeira, foi 4º classificado, a 5m22s do companheiro de equipa.
Na elite feminina, com vitória de Melissa Maia (Guilhabreu MTB Team), Celina Carpinteiro e Marta Branco, ambas do CDASJ-Cycling’Team-Munícipio Albufeira, foram 4ª, a 16m40s, e 7ª, a 36m56s, respetivamente.
Nos escalões masters (veteranos), a equipa de Albufeira somou dois triunfos individuais, com Pedro Sousa em M50 e Adelino Cruz em M60.
Nas bicicletas elétricas, João Martins (Mirachoro Hotels-Centro de Ciclismo de Portimão-Churrasqueira Guerreiro) foi o mais rápido na prova masculina.
Contas feitas, o CDASJ-Cycling’Team-Munícipio Albufeira termina o fim de semana como líder da classificação geral por equipas, com nove pontos, à frente da Guilhabreu MTB Team (13).
A Taça de Portugal de XCM prossegue no fim de semana de 12 e 13 de abril, em Paredes de Coura.