Pelo menos quatro quedas de árvores, três de estruturas (painéis de publicidade, vedações), cheias em alguns pontos, três derrocadas e uma queda de postes de eletricidade é o resultado de uma manhã de muito vento em todo o Algarve, segundo os dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
As quedas de árvores deram-se sobretudo por volta das 11 horas, em Ferreiras (Albufeira), Perdigão, na freguesia do Rogil (Aljezur), Loulé, e em Olhão, enquanto as estruturas que caíram se situam na cidade de Faro (duas situações) e em Loulé.
A freguesia de Conceição e Estoi (Faro) foi afetada por cortes de eletricidade, devido à queda de estruturas da rede elétrica.
Quanto aos movimentos de massa, com deslizamento de terras e derrocadas, tiveram lugar na União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e ainda no Barranco dos Pisões (Monchique)e no sítio da Pomba, na freguesia de Alferce (Monchique).
Há ainda inundações em Altura, no litoral do concelho de Castro Marim, bem como muitas ribeiras na zona serrana do interior algarvio que não podem ser atravessadas, por terem aumentado muito o seu caudal, devido à chuva.

Queda de estruturas em Faro – Foto: Leila Leiras | Sul Informação
No mar, a agitação também é forte, sobretudo na costa oeste, mas também na costa Sul do Algarve, como se pode ver nesta imagem, referente ao litoral perto da Praia do Carvoeiro.

Temporal na costa sul algarvia – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação
Em todo o país, a Proteção Civil tinha registado, até às 08h00 de hoje, um total de 375 ocorrências devido à depressão Jana, relacionadas sobretudo quedas de árvores, com maior incidência nas zonas Centro e da Grande Lisboa.
Segundo o comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), entre as 00h00 de sexta-feira, quando começou o estado de prevenção especial devido à depressão Jana, e as 08h00 de hoje, foram registadas 375 ocorrências, “sendo que a maior parte dessas ocorrências está relacionada com quedas de árvores”.
Na Grande Lisboa, foram registadas 90 ocorrências e na Península de Setúbal 67, disse o responsável, destacando que as zonas de Coimbra e de Viseu também tiveram “um número considerável de ocorrências”.
As ocorrências registadas foram sobretudo “quedas de árvores relacionadas com o vento”, sem se terem sido registadas vítimas.
Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, seis distritos do continente e a Região Autónoma da Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima e queda de neve e nove em aviso amarelo devido ao vento e precipitação, mas também ao estado do mar nas zonas costeiras, por efeitos da depressão Jana.
Os distritos de Faro, Beja, Lisboa e Setúbal e a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja devido à agitação marítima e os distritos de Castelo Branco e Guarda também estão sob aviso laranja devido à queda de neve.
Sob aviso amarelo estão os distritos de Leiria, Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Bragança e Vila Real devido ao vento e à queda de neve, além da agitação marítima nas zonas costeiras.
Para o Continente, o IPMA prevê hoje aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro, vento forte no litoral e terras altas, agitação marítima forte e pequena descida de temperatura, em especial da máxima.
Na Costa Ocidental, a norte do Cabo Carvoeiro as ondas serão de oeste/sudoeste com 2,5 a 3,5 metros, aumentando para 4 a 5 metros a partir do final da tarde e a sul do Cabo Carvoeiro as ondas serão de oeste/sudoeste com 3 a 4 metros, aumentando gradualmente para 4 a 5 metros e para 5 a 6 metros a partir do final da tarde.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O agravamento do estado do tempo levou a ANEPC a alertar a população para a possibilidade de inundações e acidentes.
*Com Agência Lusa
Obrigado por fazer parte desta missão!