O Aeroporto de Faro vai passar a ter um voo para o Funchal, operado pela TAP, e espera, em breve, poder anunciar também uma ligação aérea para o Brasil. As novidades foram avançadas esta terça-feira, 18 de Março, na Conferência “Turismo do Algarve: Superar Desafios, Construindo o Amanhã”, que decorreu em Albufeira.
Com este voo para o Funchal, o Aeroporto de Faro passará a estar ligado a todos os aeroportos nacionais.
«No ano passado, conquistámos a ligação direta, com a SATA, para Ponta Delgada, nos Açores, e, de facto, é com muito agrado que, neste passado fim de semana, acabámos por fechar a possibilidade de termos esta rota direta de Faro para o Funchal, com a TAP, o que também muito me agrada», revelou André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), em declarações ao Sul Informação.
Atualmente, a TAP tem apenas três frequências diárias de Faro para Lisboa, que depois permitem ligações a outros destinos, mas o Algarve quer mais da companhia aérea portuguesa.
«O trabalho que nós temos tentado desenvolver com a TAP é na perspetiva de reclamarmos, de uma forma responsável, a maior presença da TAP no Aeroporto de Faro. Este anúncio, creio eu, é um bom sinal nesse sentido», realçou o presidente da RTA, assumindo que também já “reclamaram” a importância de ter um voo da TAP que ligue Faro ao Porto, tal como a Ryanair já faz.
«Como ficou hoje aqui bem patente, até em mais do que um painel desta conferência, é muito importante a conectividade aérea para trabalharmos qualquer destino turístico, quanto mais um destino turístico de excelência como o Algarve, reconhecido internacionalmente como já o é hoje», disse o presidente, assumindo que essa tem sido uma forte aposta desde o início do seu mandato e que muitos dos objetivos se têm concretizado.

Em declarações ao nosso jornal, André Gomes destacou também que, tal como já havia sido anunciado este mês, no Verão, o Aeroporto de Faro contará com 86 rotas para 75 destinos e 22 mercados internacionais, três deles totalmente novos: Nova Iorque (EUA), Helsínquia (Finlândia) e Reiquiavique (Islândia) – e «no decorrer deste ano ainda haverá novidades».
Ontem mesmo, o Turismo do Algarve anunciou que vai intensificar este mês a promoção do destino no mercado norte-americano, com a organização de dois eventos estratégicos, em Boston e Nova Iorque.
Realizadas em parceria com as companhias aéreas SATA Azores Airlines e United Airlines, estas iniciativas visam promover as ligações aéreas entre os EUA e o Algarve e impulsionar o crescimento do fluxo turístico deste mercado para a região. Esta aposta «acompanha o aumento da procura dos viajantes norte-americanos pelo destino Algarve, que tem sido registado nos últimos anos», salienta.
«Apesar da atual conjuntura internacional e das incertezas em torno das políticas económicas dos EUA, o Turismo do Algarve mantém-se confiante no potencial de crescimento deste mercado», acrescenta aquela entidade.
A corroborar esta posição está um estudo divulgado em dezembro pela United States Tour Operators Association, que aponta Portugal como o segundo país no mundo que os turistas norte-americanos mais querem visitar em 2025, reforçando a importância de continuar a investir na captação deste público.
A primeira ação acontece a 25 de março, em Boston, com um workshop organizado em parceria com a SATA Azores Airlines. A iniciativa é dedicada à promoção das rotas que ligam os aeroportos Logan (Boston) e JFK (Nova Iorque) a Faro, via Ponta Delgada, uma conexão vista como «estratégica para aproximar o Algarve do mercado norte-americano».
A 27 de março, em Nova Iorque, realiza-se a segunda ação promocional, desta vez em colaboração com a United Airlines e o Turismo da Madeira, para destacar as recentes ligações diretas desta companhia aérea para Faro e Funchal.
Ambos os eventos contarão com a participação de 16 empresas associadas do Turismo do Algarve, que terão a oportunidade de estabelecer contactos com agentes de viagens, operadores turísticos e meios de comunicação social dos EUA.
Quanto à entrada no mercado sul americano, André Gomes não sabe quanto tempo demorará até ser uma realidade, mas garante que a RTA está a trabalhar nisso.
«Não sei se demorará um ano, se demorará dois anos. Recordo que esta ligação com os Estados Unidos, por exemplo, estava há muitos anos a ser trabalhada, mas não foi nem em um ano nem em dois que se conseguiu efetivar esta rota. Vamos ver em relação a esta do Brasil», concluiu.
As declarações do presidente da Região de Turismo ao Sul Informação foram feitas à margem da conferência “Turismo do Algarve: Superar Desafios, Construindo o Amanhã”, o primeiro dos 55 eventos que a RTA tem planeados para celebrar os seus 55 anos.
Na semana passada, na Bolsa de Turismo de Lisboa, André Gomes explicou que esta programação de 55 eventos vai decorrer nos 16 concelhos algarvios, entre os dias 18 de Março e 27 de Setembro, e vai «desde eventos culturais e desportivos, a conferências estratégicas, até ao assinalar de efemérides como os 60 anos do Aeroporto de Faro ou os 30 anos da AHETA».
Obrigado por fazer parte desta missão!