As empresas algarvias já podem candidatar-se à linha de apoio à Investigação e Desenvolvimento Empresarial, do Programa Regional Algarve 2030, que tem uma dotação total de 5 milhões de euros
O aviso “SIID – I&D Empresarial – operações individuais e em copromoção“ está aberto até 24 de Abril e visa apoiar «projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) realizados por empresas, na modalidade individual ou em parceria com outras empresas ou entidades do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII)», segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, entidade onde está integrada a Autoridade de Gestão do Algarve 2030.
«Os projetos devem estar alinhados com as áreas prioritárias da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3)», avisou ainda a mesma entidade.
Os cinco milhões de euros reservados para este aviso serão repartidos, com uma fatia de 1,5 milhões de euros destinada a projetos I&D individuais e outra de 3,5 milhões dirigida a projetos I&D em copromoção. As taxas de financiamento das operações podem ir até à taxa máxima de 80%.
São consideradas elegíveis e suscetíveis de apoio as operações que integram atividades de investigação industrial e de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou serviços ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou serviços existentes.
O presente aviso é destinado a micro, pequenas e médias empresas e empresas de pequena-média capitalização (Small Mid Cap), «de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, que cumpram os requisitos de elegibilidade. Nos projetos em co-promoção também podem ser beneficiárias Entidades Não Empresariais do Sistema de I&I (ENESII)».
Todos os detalhes do aviso podem ser consultados aqui.