Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Uma petição pública, que já leva mais de duas mil assinaturas, quer que se suspenda «imediatamente» a construção de um apoio de praia, com estacionamento, na Reserva Natural Local da Foz do Almargem e Trafal, no concelho de Loulé.

Numa nota enviada à imprensa, os contestatários dizem que já houve «maquinaria pesada» a entrar no local e que, «para a instalação das cercas, foram destruídos terrenos, plantas e habitats nativos».

«Pouco depois, iniciaram o abate de árvores – não apenas dentro do terreno privado, mas também fora dele, abrindo caminho para as máquinas passarem. O impacto foi agravado com a preparação para a construção de um grande restaurante e um estacionamento para 300 carros dentro da floresta», acrescentam.

inframoura cada gota importa

De acordo com a petição, apesar de ter sido a promotora da classificação daquela zona como Reserva Natural Local, a Câmara de Loulé «licenciou projetos de construção antes».

Segundo a petição, o alvará foi, de facto, «emitido antes da reserva ser oficializada (04/10/2023), mas a licença só foi tornada pública em 10/12/2024, depois da área já estar protegida (14/08/2024)».

Além do apoio de praia e estacionamento, também está prevista a construção «de um hotel num lote separado, resultado de um loteamento antigo (Alvará n.º 5/1971), cujo direito de construção nunca foi reavaliado à luz da nova classificação da reserva».

Os contestatários citam uma resposta da Câmara de Loulé em que a autarquia garante que a obra teve licenciamento, com parecer favorável condicionado, da «Autoridade Nacional de Aviação Civil – ANAC, por se localizar em zona de servidão do Aeroporto de Faro», da «Agência Portuguesa do Ambiente – APA, por se localizar no Plano de Ordenamento da Orla Costeira – POOC» e da «Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – CCDR, por se localizar em áreas de Reserva Ecológica Nacional – REN».

«Acrescenta-se ainda que a aprovação do projeto de arquitetura teve por base o previsto no n.º 4 do artigo 2.º do Aviso n.º 6096/2022 de 23 de março, referente à Renovação das Medidas Preventivas (Quarteira Nascente), prorrogado através do Aviso n.º 6227-A/2023 de 23 de março. Teve ainda como enquadramento legal o disposto no articulado do conjunto de normas do regulamento do Plano Diretor Municipal – PDM, incorporadas no POOC, de onde se destaca o previsto no n.º 4 do artigo 114º e no n.º 4 do artigo 116º», diz a mesma resposta.

A Câmara também se escuda no facto de este apoio de praia estar «previsto nos planos de praia» e que a sua aprovação «foi condicionada à previsão de um parque de estacionamento afastado da praia e da via de acesso, integrado numa área de pinhal com diversas clareiras e suportado através de um “Plano de valorização do espaço” que tem como premissas a valorização das espécies naturais autóctones existentes no local e a erradicação de espécies invasoras detetadas na área envolvente da zona de intervenção».

Sul Informação

Sul Informação

recrutamento zoomarine 2025
zoomarine

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

passeio alte

Vamos passear até à Rocha dos Soidos?

ria formosa ccmar (3)

Parque Natural da Ria Formosa celebra 47 anos com caminhadas, oficinas e passeios de barco