Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Vila Real de Santo António é o primeiro município do Algarve a adotar o Programa ColorADD em todas as escolas do 1.º ciclo, promovendo a inclusão e garantindo igualdade de oportunidades no acesso à educação para crianças daltónicas. 

Álvaro Araújo, presidente desta autarquia, acompanhou uma das ações do programa na Escola Básica de Santo António, onde teve contacto direto com «a forma inovadora como os alunos estão a aprender a identificar as cores através do sistema ColorADD».

O programa, dinamizado pela ColorADD.Social, envolve 354 alunos dos 3º e 4º anos, que passam a ter acesso a um sistema de identificação de cores inclusivo e universal.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Todas as escolas participantes recebem o diploma de «Escola Inclusiva pela Cor».

A iniciativa inclui várias atividades que sensibilizam para o daltonismo e promovem um ensino mais acessível.

Segundo a autarquia, «os alunos tiveram a oportunidade de perceber como um daltónico vê o mundo e participaram em rastreios para a deteção precoce da condição».

 

Sul Informação

 

Foram ainda distribuídos kits com materiais pedagógicos adaptados, como lápis de cor identificados pelo sistema ColorADD. Além disso, as escolas receberam recursos para tornar as bibliotecas e os espaços educativos mais inclusivos.

«O daltonismo afeta a perceção das cores e pode dificultar a aprendizagem, especialmente quando a cor é um elemento essencial no ensino. Identificar esta condição desde cedo e disponibilizar soluções inclusivas permite que todas as crianças tenham acesso a um ensino sem barreiras», frisa esta autarquia.

Com esta iniciativa, Vila Real de Santo António pretende reforçar o compromisso com uma escola mais inclusiva, onde cada aluno tem as mesmas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.

 

Sul Informação

 



sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Artigo Clarks.docx

Escola de Olhão integra projeto europeu de combate às alterações climáticas

crianças_escolas_creches_recreio_3

Projeto da Universidade de Évora mostra que brincar às lutas faz bem às crianças

Manifestação.professores.pinheiro e rosa.ministroMC (7 de 13)

Novos líderes da Fenprof prometem continuar lutas antigas dos professores