A Volta ao Algarve, que começou ontem e dura até domingo, vai passar em Faro, este sábado, 22 de Fevereiro, o mesmo dia em que a capital algarvia acolhe o Granfondo, uma prova de participação popular que vai juntar mais de mil ciclistas amadores.
Faro será o palco da chegada da quarta etapa da prova – que, tendo em conta a anulação da 1ª etapa, será, na prática, a 3ª – com a chegada dos ciclistas prevista para as 16h30, na Avenida Calouste Gulbenkian.
«Com início em Albufeira e chegada em Faro, esta etapa, com 175,2 quilómetros, será a grande incógnita desta edição da Volta ao Algarve, incluindo três contagens de montanha nos últimos 50 quilómetros», segundo a Câmara de Faro.
A autarquia farense espera contar com a presença de milhares de adeptos, que se deslocam de vários pontos do País e de todo o mundo para assistir às etapas da Volta, que volta a contar com vários dos melhores ciclistas internacionais da atualidade».
Além do “prato principal”, a etapa em si, o programa «vai também integrar um evento de ciclismo para todos, permitindo aos ciclistas amadores e entusiastas da bicicleta participar ativamente na festa do ciclismo no Algarve».
O Algarve Granfondo é «uma viagem de imersão nas paisagens mais genuínas e menos conhecidas do interior algarvio, em que os participantes poderão optar entre dois desafios: 130 quilómetros do granfondo ou 90 quilómetros do mediofondo».
«Além da atividade física e do convívio, estes entusiastas poderão assistir às pedaladas das estrelas internacionais, que no mesmo dia vão percorrer a 4ª etapa. Ao todo, são esperados mais de mil ciclistas amadores nesta prova de participação popular, que terá início junto ao Complexo Desportivo da Penha, às 8h30, e chegada à Av. Calouste Gulbenkian, entre as 10h30 e as 15h00», revelou a autarquia.
«Tendo em conta os constrangimentos ao trânsito que este grande evento naturalmente desencadeará, a circulação estará condicionada na cidade entre os dias 21 e 22, em particular junto ao Pavilhão Municipal Desportivo da Penha e na Avenida Calouste Gulbenkian», avisou.
O Município de Faro «solicita a melhor compreensão para estes constrangimentos e aconselha planearem as suas deslocações, adotando os percursos alternativos que a organização, em estreita articulação com as forças de segurança, recomenda (para mais informações, pode consultar o edital no sítio oficial do Município)».