O português João Almeida vai envergar o dorsal 1 na 51ª Volta ao Algarve, que vai para a estrada esta quarta-feira recheada de estrelas da modalidade, entre as quais Primož Roglič, vencedor da edição de 2017, e Jonas Vingegaard.
A prova, que decorre entre 19 e 23 de Fevereiro, contará com 175 ciclistas em representação de 25 equipas, entre as quais 13 WorldTeams, como o Sul Informação já tinha dado conta.
«A lista de pré-inscritos apresenta um pelotão de luxo para os cinco dias de competição. De Portimão ao Alto do Malhão (Loulé) vão percorrer-se quase 750 quilómetros», ilustra a Federação Portuguesa de Ciclismo.
O português João Almeida é a aposta da UAE Team Emirates – XRG e «um dos favoritos à vitória. O português chega ao Algarve depois de ter alcançado o 2º lugar na Volta à Comunidade Valenciana e vai contar com o apoio dos compatriotas Rui Oliveira, Ivo Oliveira e António Morgado».
Já Jonas Vingegaard, que venceu o Tour de France em 2022 e 2023, «escolheu a Algarvia para começar a nova temporada» e irá correr a prova pela primeira vez na carreira. «Ao lado do dinamarquês vai estar Wout van Aert, um dos ciclistas mais versáteis da atualidade, numa ambiciosa Team Visma | Lease a Bike que vem a Portugal para ganhar», diz a federação.
«Outro dos candidatos à vitória na 51.ª Volta ao Algarve é Primož Roglič. O esloveno, a cumprir a segunda época na Red Bull – BORA – hansgrohe, regressa ao mesmo palco onde venceu em 2017. Essa foi a primeira grande conquista internacional antes de ganhar a Vuelta por quatro vezes (2019, 2020, 2021 e 2024) e o Giro (2023)».
À partida em Portimão vai estar também Julian Alaphilippe. «O bicampeão do mundo (2020 e 2021) está em Portugal pela primeira vez e estreia-se em provas por etapas com a camisola da Tudor Pro Cycling Team», ilustra a FPC.
Inédita é também a presença de Biniam Girmay na Volta ao Algarve. «O eritreu, que venceu três etapas no Tour 2024 e conquistou a classificação por pontos, vem a Portugal à procura de ganhar etapas. As chegadas a Lagos, Tavira e Faro estão na lista de objetivos para o corredor da Intermarché – Wanty».
Outra das figuras que estará na Volta ao Algarve é o veterano Geraint Thomas, «que avança para a sétima e última participação. O britânico da INEOS Grenadiers, que venceu a Volta ao Algarve por duas vezes (2015 e 2016), vai terminar a carreira no final de 2025».
«Nota ainda para a inclusão de mais três portugueses do pelotão internacional na lista de pré-inscritos: Iuri Leitão (Caja Rural) vai correr a 51.ª Volta ao Algarve ainda com o sabor das medalhas de ouro conquistadas nos Europeus de Pista. Afonso Eulálio (Bahrain – Victorious) mostra-se pela primeira vez em solo nacional com as cores da nova equipa. E Rui Costa (EF Education – EasyPost) que é sempre um dos ciclistas mais acarinhados pelo público que não esquece o título mundial alcançado em 2013», realçou a federação.
Quanto às equipas algarvias, a Aviludo-Louletano-Loulé Concelho vai alinhar com os ciclistas Nicolas Tivani, Tomas Contte, David Dominguez, Jesus del Pino, Carlos Oyarzun , Cláudio Leal e Jorge Galvez Lopez.
Já a AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense contam com Diogo Barbosa, Carlos Salgueiro, Afonso Silva, Francisco Campos, Ailetz Lasa, Diogo Pinto e José Bicho.
A Volta ao Algarve arranca em Portimão e «promete emoções fortes até às últimas pedaladas, que voltam a terminar no alto do Malhão, concelho de Loulé, só que, pela primeira vez, em contrarrelógio. Foi ainda criada uma etapa totalmente nova com final em Faro e a chegada à Fóia, Monchique, será mais exigente do que nos últimos anos», concluiu a FPC.