A Universidade de Évora vai ter, a partir do próximo ano letivo 2025/2026, uma licenciatura em Engenharia Aeroespacial.
A licenciatura foi acreditada pela A3ES por seis anos.
Para Hermínia Vasconcelos Vilar, reitora da Universidade de Évora, este novo ciclo de estudos representa «não só uma conquista para a instituição, mas também para a região do Alentejo».
«A aposta nesta licenciatura vai valorizar a nossa oferta formativa e, ao mesmo tempo, contribuir para a afirmação do Alentejo como um centro de excelência na área aeroespacial», acrescenta.
«A Engenharia Aeroespacial é uma das áreas do Plano de Desenvolvimento Estratégico da UÉVORA para 2023-2026 e, por isso, este novo ciclo de estudos será fundamental para atrair talento e consolidar conhecimento especializado. Por outro lado, vai abrir novas perspetivas para a investigação e inovação, fortalecendo parcerias com empresas e centros tecnológicos, tanto a nível nacional como internacional», diz ainda.
De acordo com o Relatório de Avaliação da Comissão de Avaliação Externa da A3ES, a proposta da nova licenciatura «reúne as condições para garantir o ensino de qualidade do ciclo de estudos conducente ao grau de Licenciado em Engenharia Aeroespacial», evidenciando o compromisso da Universidade de Évora em ministrar um ensino de excelência.
Em 2021, foi constituída a Cátedra CEiiA de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, uma colaboração entre a UÉVORA e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), com vista a suscitar a investigação e o desenvolvimento de materiais e de sistemas inovadores para a indústria aeronáutica, para a robotização e automação, assim como a certificação de processos e integração de sistemas.
Esta cátedra permite à UÉVORA cumprir uma das suas missões fundamentais ao nível de transferência de conhecimento e tecnologia, sedimentando o seu papel como motor de desenvolvimento da região, e potenciando o cluster aeronáutico que se tem vindo a instalar na região Alentejo nos últimos anos.