O ciclista argentino Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé) foi este domingo 2º classificado na Prova de Abertura – Região de Aveiro, primeira prova velocipédica nacional de 2025, perdendo ao “sprint” na Torreira para Santiago Mesa (Efapel Cycling).
O ciclista colombiano, de 27 anos, repetiu o triunfo de 2023, vencendo pela segunda vez a prova que marca o arranque da temporada, uma tirada de 158,8 quilómetros que partiu de Vagos.
A primeira fuga do dia conseguiu escapar num grupo numeroso, em busca do Prémio de Montanha de Gato da Gândara, com 30 quilómetros percorridos, mas foi rapidamente alcançada depois de concluído o objetivo.
Pedro Silva (Anicolor-Tien21) fugiu ao quilómetro 50, na aproximação a uma meta particular, e acabou por seguir isolado na frente até à entrada para os últimos 15 quilómetros, quando o pelotão anulou a tentativa, seguindo compacto até à meta.
Na reta final, Santiago Mesa revelou-se o mais forte na luta ao “sprint”, tendo cortado a meta em 1º lugar, ao fim de 3h37m38s, seguido de Tomás Contte, 2º, e Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 3º.
O “top-10” contou ainda com David Dominguez (Aviludo-Louletano-Loulé), 8º classificado, e Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), 9º.
Em termos coletivos, a equipa de Loulé foi 2ª classificada e a formação de Tavira 8ª.
O calendário velocipédico prossegue com duas provas do escalão UCI ProSeries, o segundo mais importante do calendário internacional.
No próximo sábado (15 de Fevereiro), terá lugar a Figueira Champions Classic, seguindo-se a Volta ao Algarve, entre 19 e 23 de Fevereiro.