Seis portugueses vão disputar esta quinta-feira, 13 de Fevereiro, os oitavos de final do 5º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António.
O campeão nacional absoluto, Fred Silva, o 2.º cabeça de série deste torneio de categoria M25, com 30 mil euros em prémios monetários, foi um dos seis portugueses que qualificaram-se para os oitavos de final. Os outros foram Pedro Araújo, o seu próximo adversário, Gastão Elias, Francisco Rocha, Diogo Marques e o algarvio João Graça. Ou seja, mais de metade dos 11 portugueses que jogaram a ronda inaugural.
Os resultados dos jogadores portugueses foram os seguintes: Frederico Silva (Portugal/cs2)-Daniel Batista (Portugal/WC), 5-0, desistência por torcicolo; Gastão Elias (Portugal)-Charles Chen (China/Q), 6-1, 6-1; Francisco Rocha (Portugal)-Sergio Callejón (Espanha), 0-6, 6-1, 6-2; Diogo Marques (Portugal)-Rein Koenders (Países Baixos/WC), 6-2, 6-1; Pedro Araújo (Portugal)-Mikel Martinez (Espanha/Q), 6-2, 6-0; João Graça (Portugal/WC)-Guilherme Valdoleiros (Portugal/Q), 6-3, 1-6, 6-4; Millen Hurrion (Grã-Bretanha/PR)-Tiago Pereira (Portugal), 6-3, 6-3; Robin Bertrand (França/cs1)-José Rodrigues (Portugal/Q), 6-0, 6-3; Joe Leather/Q)-Tomás Luís (Portugal/WC), 6-4, 6-0.
Um dos aspetos mais positivos desta primeira ronda, além do bom número de seis portugueses apurados para a segunda ronda, foi o facto de Gastão Elias, Marques e Graça terem declarado estarem a jogar sem quaisquer dores, depois de lesões recentes.
O próprio Fred Silva, talvez o mais fustigado de lesões de todos os jogadores da elite nacional, anda há cerca de um ano a competir a 100%. Sendo impossível detalhar encontro a encontro, vale a pena salientar que Francisco Rocha regressou à competição após quase dois meses de ausência (não jogava desde ganhou pela Maia o Campeonato Nacional de Clubes, em Novembro).
Durante esse tempo aproveitou para ir ao Open da Austrália, integrado na equipa técnica da campeã olímpica, Zheng Qinwen. João Graça também está a jogar apenas o segundo torneio, após uma paragem de meio ano por lesão e passou pela primeira vez uma ronda num torneio M25.
E se Fred Silva, Gastão Elias e Pedro Araújo já venceram torneios do ITF World Tennis Tour e são sempre candidatos ao título, Francisco Rocha começa a normalizar vitórias em primeiras rondas, sendo a 21.ª vez que chegou aos oitavos de final de um torneio a contar para o ranking mundial do ATP Tour. Para Diogo Marques será a sua 12.ª presença em ‘oitavos’ no ITF WTT.
Na jornada de amanhã (quinta-feira), conclui-se o único encontro da primeira ronda que ainda está a andar (interrompido por falta de luz natural) e joga-se também toda a segunda ronda. Fred Silva, depois de ter reeditado hoje a final do Campeonato Nacional Absoluto de 2024, defronta amanhã Pedro Araújo, aquele que era o 2.º cabeça de série nesse Campeonato.
Em torneios internacionais será o terceiro duelo entre ambos nos últimos cinco meses e Silva venceu os dois anteriores em outubro, na meia-final do M25 da Beloura (6-4, 7-6) e, em novembro, na final do M25 de Vale do Lobo (6-4, 6-2).
Na segunda ronda, Gastão Elias joga com Millen Hurrion, a beneficiar de ranking protegido, que surpreendeu hoje Tiago Pereira (atenção ao slice de esquerda e à resposta ao serviço do britânico); Diogo Marques tem pela frente o 6.º cabeça de série, o romeno Cezar Cretu (que hoje desfeiteou o alemão residente em Portugal, Sebastian Fanselow); e a Francisco Rocha saiu-lhe ‘a fava’, o eslovaco Martin Klizan, o 4.º cabeça de série e ex-24.º do ranking mundial, que já derrotou Rafael Nadal e Dominic Thiem.
Quanto a João Graça, tem de aguardar pelo desfecho do encontro entre o alemão Nicola Kuhn e o croata Mili Poljicak, o 3.º cabeça de série.
O resultado está em 7-6 (7/5) para o germânico.