Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Seis portugueses vão disputar esta quinta-feira, 13 de Fevereiro, os oitavos de final do 5º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António.

O campeão nacional absoluto, Fred Silva, o 2.º cabeça de série deste torneio de categoria M25, com 30 mil euros em prémios monetários, foi um dos seis portugueses que qualificaram-se para os oitavos de final. Os outros foram Pedro Araújo, o seu próximo adversário, Gastão Elias, Francisco Rocha, Diogo Marques e o algarvio João Graça. Ou seja, mais de metade dos 11 portugueses que jogaram a ronda inaugural. 

Os resultados dos jogadores portugueses foram os seguintes: Frederico Silva (Portugal/cs2)-Daniel Batista (Portugal/WC), 5-0, desistência por torcicolo; Gastão Elias (Portugal)-Charles Chen (China/Q), 6-1, 6-1; Francisco Rocha (Portugal)-Sergio Callejón (Espanha), 0-6, 6-1, 6-2; Diogo Marques (Portugal)-Rein Koenders (Países Baixos/WC), 6-2, 6-1; Pedro Araújo (Portugal)-Mikel Martinez (Espanha/Q), 6-2, 6-0; João Graça (Portugal/WC)-Guilherme Valdoleiros (Portugal/Q), 6-3, 1-6, 6-4; Millen Hurrion (Grã-Bretanha/PR)-Tiago Pereira (Portugal), 6-3, 6-3; Robin Bertrand (França/cs1)-José Rodrigues (Portugal/Q), 6-0, 6-3; Joe Leather/Q)-Tomás Luís (Portugal/WC), 6-4, 6-0. 

lagos eventos

Um dos aspetos mais positivos desta primeira ronda, além do bom número de seis portugueses apurados para a segunda ronda, foi o facto de Gastão Elias, Marques e Graça terem declarado estarem a jogar sem quaisquer dores, depois de lesões recentes.

O próprio Fred Silva, talvez o mais fustigado de lesões de todos os jogadores da elite nacional, anda há cerca de um ano a competir a 100%. Sendo impossível detalhar encontro a encontro, vale a pena salientar que Francisco Rocha regressou à competição após quase dois meses de ausência (não jogava desde ganhou pela Maia o Campeonato Nacional de Clubes, em Novembro).

Durante esse tempo aproveitou para ir ao Open da Austrália, integrado na equipa técnica da campeã olímpica, Zheng Qinwen. João Graça também está a jogar apenas o segundo torneio, após uma paragem de meio ano por lesão e passou pela primeira vez uma ronda num torneio M25. 

E se Fred Silva, Gastão Elias e Pedro Araújo já venceram torneios do ITF World Tennis Tour e são sempre candidatos ao título, Francisco Rocha começa a normalizar vitórias em primeiras rondas, sendo a 21.ª vez que chegou aos oitavos de final de um torneio a contar para o ranking mundial do ATP Tour. Para Diogo Marques será a sua 12.ª presença em ‘oitavos’ no ITF WTT. 

Na jornada de amanhã (quinta-feira), conclui-se o único encontro da primeira ronda que ainda está a andar (interrompido por falta de luz natural) e joga-se também toda a segunda ronda. Fred Silva, depois de ter reeditado hoje a final do Campeonato Nacional Absoluto de 2024, defronta amanhã Pedro Araújo, aquele que era o 2.º cabeça de série nesse Campeonato.

Em torneios internacionais será o terceiro duelo entre ambos nos últimos cinco meses e Silva venceu os dois anteriores em outubro, na meia-final do M25 da Beloura (6-4, 7-6) e, em novembro, na final do M25 de Vale do Lobo (6-4, 6-2). 

Na segunda ronda, Gastão Elias joga com Millen Hurrion, a beneficiar de ranking protegido, que surpreendeu hoje Tiago Pereira (atenção ao slice de esquerda e à resposta ao serviço do britânico); Diogo Marques tem pela frente o 6.º cabeça de série, o romeno Cezar Cretu (que hoje desfeiteou o alemão residente em Portugal, Sebastian Fanselow); e a Francisco Rocha saiu-lhe ‘a fava’, o eslovaco Martin Klizan, o 4.º cabeça de série e ex-24.º do ranking mundial, que já derrotou Rafael Nadal e Dominic Thiem.

Quanto a João Graça, tem de aguardar pelo desfecho do encontro entre o alemão Nicola Kuhn e o croata Mili Poljicak, o 3.º cabeça de série.

O resultado está em 7-6 (7/5) para o germânico.   

recrutamento zoomarine 2025
corrida fotográfica

Também poderá gostar

eurocidade-do-guadiana-autarcas-jose-apolinario (2)

Eurocidade do Guadiana é candidata a Comunidade Europeia do Desporto 2026

Padel

Favoritos confirmam estatuto no arranque do quadro principal do FIP Silver VRSA

Bruno Pedrosa

Três portugueses seguem em frente na qualificação do FIP Silver VRSA em padel