“Sustentabilidade, que desafios para a comunidade?” é o tema do seminário que servirá à associação Teia d’Impulsos para celebrar o seu 14º aniversário, no próximo dia 14 de março, em Portimão, no Café Concerto do TEMPO, entre as 9h30h e as 13h00.
Este evento reúne especialistas, professores universitários, quadros superiores de empresas e a comunidade em geral para refletir sobre os desafios e oportunidades associados à construção de um futuro mais sustentável.
Com um formato dinâmico, o seminário contará com três apresentações e duas mesas redondas que abordarão dois temas essenciais.
Por um lado, a “Sustentabilidade das cidades e a qualidade de vida dos cidadãos”. Este painel explora as estratégias e iniciativas necessárias para tornar as cidades mais sustentáveis, garantindo simultaneamente uma melhor qualidade de vida para os seus habitantes.
O segundo tema será “Tendências da sustentabilidade nos modelos de negócio e nos empregos verdes”. Esta discussão trará perspetivas sobre como as empresas estão a adaptar-se a práticas mais sustentáveis e a importância crescente dos empregos verdes no mercado de trabalho.
Oradores experientes trarão a sua visão sobre estas questões, partilhando casos de sucesso e desafios enfrentados na implementação de práticas sustentáveis, explica a Teia d’Impulsos.
Para isso, o painel de convidados conta com a arquiteta Inês Almeida, da A-LAB, a psicóloga Isa Silvestre, Vanda Correia, professora universitária da Universidade do Algarve, e Américo Mateus, professor universitário do ISMAT.
O segundo painel contará com a presença de Madalena Feu, delegada regional do IEFP, Anabela Rodrigues, coordenadora de qualificação contínua e serviços de RH do Centro DUAL de Portimão, Duarte Gonçalves da Cunha, diretor geral do Viceroy at Ombria Algarve, Ricardo Ramos, diretor de sustentabilidade e inovação das Águas de Monchique, e Sofia Vairinho, do CRIA.
A moderação dos painéis fica a cargo da jornalista Elisabete Rodrigues e do professor universitário Miguel Portugal.
Este seminário é direcionado a um público diversificado, incluindo cidadãos interessados no tema, empresários, estudantes e profissionais de diferentes áreas que desejam aprofundar os seus conhecimentos sobre sustentabilidade.
A Teia d’Impulsos salienta que “o tema da sustentabilidade é especialmente relevante para o Algarve, onde o crescimento urbano e a preservação ambiental devem caminhar lado a lado para garantir a qualidade de vida dos cidadãos”.
Nas cidades algarvias, “a adoção de práticas sustentáveis é essencial para melhorar a mobilidade, gerir recursos de forma eficiente e criar espaços urbanos, mais saudáveis e inclusivos”, acrescenta a associação.
Na dimensão empresarial, “a transição para modelos de negócios sustentáveis e a promoção de empregos verdes apresentam-se como oportunidades únicas para dinamizar o ecossistema empresarial da região, fomentando inovação, competitividade e um mercado de trabalho alinhado com os desafios do futuro”.
Este debate é, por isso, considerado fundamental para “definir estratégias que beneficiem as pessoas e o ambiente, promovendo o desenvolvimento integrado e sustentável do Algarve”.