Um «edifício moderno, muito agradável para o utente e com excelentes condições de trabalho para os profissionais», a ser construído de raiz, com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai ser daqui a pouco mais um ano a nova casa da Unidade de Saúde Familiar (USF) de São Brás de Alportel.
A primeira pedra da futura “casa” desta USF, a construir junto ao Terminal Rodoviário, foi lançada esta segunda-feira, dia 3 de Fevereiro, numa cerimónia onde Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel, também salientou que esta obra também permitirá libertar espaços no Centro de Saúde, onde a unidade funciona, atualmente.
«Com esta obra, será possível libertar salas do atual Centro de Saúde, que poderão receber outras valências com novas respostas para a nossa população, nomeadamente na área de terapias ou de equipamentos de diagnóstico. Ou seja, podemos ampliar a oferta à população de uma forma bastante significativa com a construção deste edifício», resumiu, à margem da sessão, Vítor Guerreiro.
«Esta foi uma batalha que abraçámos desde que surgiram oportunidades de financiamento do PRR na área da saúde. Montámos todo o projeto de uma forma muito célebre e conseguimos que a nossa candidatura fosse aprovada. Esperamos que daqui a um ano e pouco esteja concluído», disse, ainda.
A obra vai custar cerca de 2 milhões e 300 mil euros, garantidos na totalidade pelo PRR. «Depois, naturalmente, haverá coisas, como os arranjos envolventes e outras, para as quais a Câmara terá de alocar alguma parte do seu orçamento».
Segundo António Neto Freire, o arquiteto responsável pelo projeto, este é um edifício «inovador, não só na sua forma, não só na sua funcionalidade, mas, acima de tudo, na sua construção. É uma estrutura de betão armado, que, por dentro, tem materiais compósitos e, portanto, com muito mais flexibilidade na questão da sua manutenção, da sua alteração, da forma como se pode adaptar a outros desafios».
No fundo, isto significa que está preparado para «conseguir crescer e ser remodelado», caso seja necessário.
«Este projeto, para mim, tem algo que se vai ser o símbolo desta unidade, que é a árvore que terá no seu interior, num pátio onde se poderá tomar um café. (…) É um edifício que tem muita luz, moderno e que vai dar a São Brás de Alportel uma imagem de futuro, de inovação e, acima de tudo, de dinamismo», acrescentou.
Já Tiago Botelho, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Algarve, considerou que ontem foi «um dia feliz», nomeadamente para os trabalhadores da ULS que ali vão trabalhar, uma vez que ganharão «instalações melhores para fazer o seu trabalho, que, felizmente, já hoje fazem com qualidade e com a cobertura de 100% da população, aqui nesta vila e neste concelho».
«Aqui em São Brás da Alportel temos a felicidade da população estar toda integrada em ficheiro de médico de família. Isso é sinal de qualidade na prestação de cuidados, porque a visão que temos para a missão que a Unidade Local de Saúde tem é a de que os cuidados de saúde primários são fundamentais e são fulcrais no papel que desempenham na sociedade e na missão de cobrir as necessidades assistenciais», disse Tiago Botelho.
«É no trabalho das equipas de saúde familiar que está o segredo e a chave para uma vida mais saudável, para que os profissionais de saúde possam acompanhar o ciclo de vida do cidadão, promover a saúde, prevenir a doença e evitar o recurso a outros meios e níveis de cuidados, como as idas aos hospitais. O foco tem que estar no trabalho dos profissionais de cuidados de saúde primários», concluiu.
Também Vítor Guerreiro lembrou que, neste momento, «há médico de família para toda a população, que é de cerca de 12 mil pessoas. Há, inclusive, utilizadores do nosso Centro de Saúde e que tem cá médico de família que não são residentes no concelho, ou seja, a capacidade da USF é superior à população de São Brás».
O autarca defendeu que «hoje, São Brás é um concelho que é uma referência de qualidade de vida e, para ter esta qualidade de vida, é essencial que os nossos cidadãos tenham acesso aos serviços de saúde de uma forma célebre e com qualidade».