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O PS questionou o Governo sobre a possibilidade de ser construída uma via em perfil de autoestrada até Beja e quer saber como poderá este investimento ser compatibilizado com as obras em curso no Itinerário Principal 8 (IP8).

Na sexta-feira, o deputado do PS eleito por Beja, Nelson Brito, entregou na Assembleia da República três perguntas dirigidas ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, uma sobre este assunto e as outras duas igualmente centradas em temas de mobilidade no Baixo Alentejo.

De acordo com um dos documentos, consultado hoje pela agência Lusa, o secretário de Estado das Infraestruturas Hugo Espírito Santo, em audição regimental, “afirmou que a A26 [Autoestrada 26] faz parte de um conjunto de investimentos que o Governo pretende realizar até ao final desta legislatura”.

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“Ora, tendo em conta os prazos típicos de execução de investimentos em infraestruturas rodoviárias, parece pouco plausível que a obra da A26, designadamente, na ligação entre Santa Margarida do Sado e Beja, possa estar concluída dentro de menos de quatro anos”, argumentou Nelson Brito.

Nesse âmbito, o eleito socialista disse querer saber se o Governo “confirma que vai avançar com a construção da A26 entre Santa Margarida do Sado e Beja” e, em caso afirmativo, “qual o valor de investimento, o modelo de contratação e os prazos previstos para a execução desta obra”.

Na pergunta dirigida ao Governo, o deputado do PS acrescentou que, neste momento, estão em curso “obras para a requalificação e construção de variantes no IP8 no mesmo troço”.

Estas obras, entre Santa Margarida do Sado, no concelho de Ferreira do Alentejo, e Beja, já foram adjudicadas pela empresa Infraestruturas de Portugal e representam um investimento total de cerca de 64,1 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Os trabalhos incluem a construção de variantes rodoviárias às localidades de Figueira dos Cavaleiros, no concelho de Ferreira do Alentejo, e de Beringel, no de Beja.

Nelson Brito questionou de que forma será a eventual obra de construção da A26 entre Santa Margarida do Sado e Beja compatibilizada “com o investimento em curso de mais de 60 milhões de euros no IP8”.

Numa das outras pergunta dirigidas ao ministro das Infraestruturas e Habitação, também consultada pela Lusa, Nelson Brito inquiriu que tipo de obras estão “previstas para as infraestruturas rodoviárias do Baixo Alentejo” e “quais as respetivas calendarizações”.

Segundo o deputado socialista, entre o “vasto conjunto de estradas da região a necessitarem de requalificação ou reparação” surgem as estradas nacionais (EN) 260 no troço de Beja até à fronteira em Vila Verde de Ficalho, a EN122 de Mértola ao Itinerário Complementar (IC) 27 ou a EN18 de Ervidel a Beja, entre outras enumeradas.

Na terceira pergunta ao Governo, onde aludiu à “falta de investimentos estruturais” na região na rodovia, na ferrovia ou no aeroporto de Beja, o deputado do PS reclamou respostas do executivo sobre se “vai haver investimento para a reabertura” da linha ferroviária entre Beja e Funcheira, no concelho de Ourique, “que faz a ligação do interior do Baixo Alentejo à Linha do Sul Algarve-Lisboa”.

E “quais as perspetivas de investimento” do Governo relativamente “à ligação direta da ferrovia ao aeroporto de Beja”, assim como se existem “perspetivas de aumentar o número de placas de estacionamento” nesta infraestrutura.

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