Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Professor de Biologia de Albufeira é Fotógrafo de Natureza do Ano com imagem da Praia da Falésia

Marco Neves, professor de Biologia e Geologia/Ciências Naturais no Agrupamento de Escolas de Albufeira, premiado com o 1º lugar do Insitu – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, no concurso de Fotógrafo de Natureza do Ano, na categoria Paisagem, com uma perspetiva aérea da Praia da Falésia.

Viu ainda uma fotografia sua ser finalista na categoria das Aves.

«Tenho na fotografia de natureza um hobby que tem ganho relevância na minha vida, quer pessoal, quer profissional, por me permitir vivenciar os ritmos biológicos dos ecossistemas de uma forma mais próxima e significativa, que depois posso também transportar para as salas de aula em variados contextos», disse Marco Neves ao Sul Informação.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Os membros do júri, fotógrafos de natureza de renome internacional, enalteceram as qualidade da fotografia vencedora.

Assim, Alejandro Prieto  disse que «incríveis e diferentes formas nesta imagem, uma iluminação natural perfeita e além do mais uma perspetiva única”, enquanto Ricardo Lourenço apontou o facto de ser «uma imagem tripartida em texturas distintas, que se complementam por uma certa horizontalidade das linhas, o que torna a fotografia ainda mais interessante».

Durante o painel “Histórias por detrás da imagem”, que se realizou durante o certame, o fotógrafo premiado realçou que «à Praia da Falésia, não falta reconhecimento e visibilidade enquanto local privilegiado de lazer no contexto do turismo algarvio, tendo inclusivamente já sido considerada a “melhor praia do Mundo” em diversas publicações internacionais».

«Mais raro será o olhar sobre o seu enorme valor biogeológico, patenteado quer na sua importância enquanto geossítio da candidatura do Algarvensis a Geoparque Mundial da Unesco, quer nas incríveis manifestações de biodiversidade num local que serve de habitat a inúmeras espécies como a raposa, a perdiz, a coruja do mato ou o falcão peneireiro», acrescentou o autor.

A fotografia vencedora na categoria Paisagem e a fotografia finalista na categoria das Aves (de uma fêmea de peneireiro a transportar um inseto para as suas crias num ninho construído precisamente nas arribas da Falésia, e que tive oportunidade de documentar ao longo de 2 meses) «deram o mote para a importância da exploração da imagem de natureza em projetos de conservação, nomeadamente no contexto escolar», disse também Marco Neves ao nosso jornal.

Sul Informação
Imagem de Marco Neves, finalista no concurso Fotógrafo de Natureza do Ano, na categoria Aves

O Insitu – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela decorreu entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro.

Trata-se de um evento que tem como grande objetivo a promoção e a conservação da natureza através da imagem.

Durante vários dias, na vila de Vouzela, grandes nomes da fotografia de natureza nacionais e internacionais partilham o seu conhecimento através de palestras, workshops e exposições, mostrando a beleza do mundo natural.

Este festival é organizado por uma equipa de fotógrafos e entusiastas pela imagem de natureza e vida selvagem.

infraquinta rumo à sustentabilidade
zoomarine

Também poderá gostar

Biblioteca Municipal de Albufeira Lidia Jorge_painel do Vhils_er_04

Algarvio Armando Luz apresenta o seu novo livro em Albufeira

bichos mochila teatro lethes_ PL (14)

Bichos que cabem dentro de uma “MOCHILA”

Philosophy Spring Festival_ Ana Maria Magalhães

Philosophy Spring Festival já começou em Portimão