O Portimonense, da II Liga de futebol, apresentou esta sexta-feira o avançado brasileiro João Neto, de 21 anos, emprestado pelo Fluminense até Junho de 2026, depois de ter dito adeus a Chico Banza e Filipe Relvas, transferidos para clubes do escalão principal.
O novo camisola 35 dos algarvios manifestou-se «muito feliz» pela primeira experiência fora do Brasil e mostrou ambição.
«O campeonato é muito competitivo e sei das minhas responsabilidades. Vou dar o máximo para ajudar o clube a regressar à I Liga», afirmou.
Questionado sobre o seu perfil futebolístico, João Neto considerou que tem boa técnica, gosta de marcar golos e de ajudar na criação de jogadas.
O jogador foi formado no Fluminense, pelo qual conta com 13 partidas na equipa principal desde 2021, e também representou o CRB em 2024, onde contabilizou três golos em 24 partidas.
A poucos dias do fecho do “mercado” de inverno, o Portimonense já garantiu oito novidades: o guarda-redes Maycon Cleiton, os defesas Keffel, Heitor e Douglas Grolli, os médios Benjamin Acquah e Lucas Araújo e os avançados Juan Alegría e João Neto.
Por outro lado, nos últimos dias o clube perdeu dois habituais titulares, o extremo angolano Chico Banza e o defesa português Filipe Relvas.
Segundo a imprensa desportiva, Chico Banza saiu para o Estrela da Amadora por 800 mil euros, e Filipe Relvas foi transferido para o Vitória de Guimarães por 700 mil euros por 80 por cento do passe.
A formação de Portimão, 12ª classificada da II Liga de futebol, com 23 pontos, recebe este sábado, às 18h00, o Mafra (16º), em jogo da 20ª ronda.