Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

A segunda fase de construção colaborativa do documento estratégico para a cultura do concelho, o Laboratório Cidadão Cultura Portimão 2034, está já em curso, no âmbito do Plano Estratégico Cultura Portimão 2034 (PEMC.PORTI2034), anunciou a autarquia.

Este projeto, que se iniciou em janeiro e decorre até maio próximo, «apela à participação ativa de toda a comunidade, reforçando o compromisso de um plano de todos e para todos».

inframoura cada gota importa

Em junho de 2024, o primeiro momento público do PEMC.PORTI2034 marcou o arranque de um processo inovador e participativo, que contou com a participação de agentes culturais, desportivos, económicos, académicos e políticos, e de munícipes para o desenho das políticas culturais de Portimão para a próxima década.

Desde então, a equipa multidisciplinar do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs) do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS-UMinho), liderada pelo catedrático Manuel Gama, em colaboração com o Município de Portimão, tem vindo a desenvolver um diagnóstico transdisciplinar e participativo que resultará na formulação das diretrizes para as futuras políticas culturais municipais.

Sul Informação

Segundo a Câmara Municipal, o Laboratório Cidadão Cultura Portimão 2034 «visa reforçar o envolvimento da comunidade e promover um diálogo efetivo entre diferentes setores da sociedade e com diferentes perfis sociodemográficos».

A metodologia utilizada privilegia a colaboração e a participação ativa, através de 15 sessões descentralizadas (presenciais e online) onde os participantes, organizados em subgrupos de trabalho, contribuirão para a geração de objetivos e medidas concretas para as políticas culturais municipais.

O Município de Portimão reforça assim o apelo a todos os cidadãos interessados para que se juntem a esta iniciativa e participem ativamente nas próximas sessões do Laboratório Cidadão.

A inscrição pode ser feita online através de formulário disponibilizado em https://tinyurl.com/LabCidadao, permitindo que qualquer pessoa manifeste a sua disponibilidade para integrar este processo inovador, contribuindo para a construção de um plano cultural sólido e representativo da identidade e do património de Portimão.

Até 31 de março, está ainda em curso um inquérito que pretende mapear e caracterizar as práticas culturais em Portimão no ano de 2024.

«Porque partilhar experiências, opiniões e visões é essencial para construir um plano que reflita as verdadeiras necessidades e desejos da nossa comunidade, apela-se a residentes e agentes culturais que preencham o inquérito aqui: https://tinyurl.com/PECultura», conclui a autarquia.

Sul Informação

inframoura cada gota importa
teatro das figuras faro

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Sul Informação - «É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]

«É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]