A Câmara de Portimão quer criar mais mil lugares de estacionamento para motociclos e motos no concelho, até final do ano, «devolvendo os passeios aos peões».
Esta medida, inserida na estratégia municipal de ordenamento do estacionamento, «que visa garantir mais segurança e mobilidade para todos, o Município prevê a criação de 1000 lugares de estacionamento destinados a motociclos e motos», surge numa altura que se nota «uma crescente utilização de veículos motorizados por parte dos munícipes e visitantes», associada à «ocupação indevida dos passeios».
Atenta a este fenómeno, «a Portipark iniciou a implementação de lugares de estacionamento exclusivos para estes veículos, procurando, sempre que possível, reduzir o impacto sobre os lugares destinados a automóveis».

«Desde o início de 2024, foram criados cerca de 200 lugares específicos, sobretudo em áreas de maior procura, como o centro da cidade de Portimão e a Praia da Rocha. Esta ação irá prosseguir, alargando-se a outras zonas onde se verifique essa necessidade, tanto no centro como em áreas residenciais», revelou a Câmara de Portimão.
Até ao final do ano, «prevê-se a criação de aproximadamente 1000 lugares dedicados a esta tipologia de veículos, contribuindo para um espaço público mais organizado e acessível. Deixamos o apelo a todos os condutores de motociclos e motos que utilizem os lugares reservados para este fim, evitando o estacionamento indevido sobre os passeios».
«De forma a garantir o cumprimento do Código da Estrada, será intensificada a fiscalização destas infrações», avisou a autarquia.