Monte Gordo tem 34 novos armazéns de aprestos, estruturas que foram mandadas construir pela Câmara de Vila Real de Santo António, com o intuito de reforçar «o apoio à comunidade piscatória», anunciou a autarquia.
A obra, orçamentada em cerca 316 mil euros, «tem como objetivo apoiar esta atividade fundamental para a economia local, da qual dependem muitas famílias, além de contribuir para a requalificação do espaço público».
A empreitada, adjudicada à empresa Tosca – Equipamentos em Madeira, «foi concebida como um projeto de conceção/construção e incluiu a edificação de 34 armazéns pré-fabricados em madeira, bem como a criação de um telheiro para uma zona de lavagem social».

Os novos equipamentos foram instalados «ao longo do paredão sul da Avenida Infante D. Henrique, a norte da Associação de Pesca Artesanal de Monte Gordo».
«Com esta intervenção, a autarquia reforça o seu compromisso com o setor das pescas, criando melhores condições para os profissionais da área e promovendo a valorização do património marítimo local. A iniciativa visa também organizar o espaço público, garantindo mais segurança e funcionalidade para os pescadores que diariamente utilizam a zona para armazenar os seus equipamentos e preparar as suas atividades», enquadrou a Câmara de VRSA.
Esta aposta na requalificação das infraestruturas de apoio à pesca «faz parte de um conjunto de medidas que a Câmara Municipal tem vindo a implementar para apoiar os pescadores e impulsionar a economia local, reconhecendo a importância deste setor para a identidade e sustentabilidade do concelho».