Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

Música, teatro, oficinas, encontros e exposições são algumas das propostas que o Centro Cultural de Lagos tem programadas para o mês de Março.

O programa do mês arranca já no sábado, 1 de Março, com o XXV Festival de Música Al-Mutamid, «uma viagem musical pelas tradições sefarditas e andalusís pelas mãos do Ensemble Musicantes», revelou a Câmara de Lagos.

A 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o Coletivo Aurora Negra traz “A Missão da Missão”, «um olhar poderoso sobre os movimentos de libertação africana através do testemunho de sete mulheres negras».

festival do marisco de olhao

Nos dias 14 e 16 de Março a protagonista será Companhia Formiga Atómica, que levará a Lagos «duas criações que nos fazem refletir sobre o mundo e o nosso impacto nele».

«”Terminal” (dia 14) leva-nos a um futuro distópico onde quatro atores e dois músicos exploram a possibilidade de um novo recomeço, enquanto “O Estado do Mundo” (dia 16) examina as relações entre pequenos gestos e grandes consequências globais», segundo a autarquia.

No dia 27 de Março, “Cabo das Tormentas” revisita os Descobrimentos portugueses «sob um olhar crítico e satírico, através de uma história onde mendigos se cruzam com a figura de Camões».

A 28 de Março, o Caminus Duo traz ao ciclo “Sons ao Crepúsculo” um concerto com obras de Tchaikovsky, Schubert e Saint-Saëns pelo talento do duo Mikhail Shumov (violoncelo) e Joana Vieira Shumova (piano).

Outra oferta do Centro Cultural de Lagos, em Março, são as oficinas e encontros, iniciativa que envolve o Serviço Educativo do CCL e que convida a comunidade «a participar ativamente em novas experiências».

Iniciada em janeiro, a oficina “Mu(N)Danças” incentiva a exploração de danças do mundo em workshops semanais (sábados) que culminarão numa apresentação a 26 de Abril.

A 1 de Março, a associação AORCA promove o encontro comunitário “Artista-Mãe”, ficando os dias 14 e 29 de Março reservados para o “Clube do Espectador Emancipado”, «que visa incentivar o público a mergulhar no universo das artes performativas».

“Plantar Afectos” é a proposta de Mariana Dias Coutinho para o dia 8 de Março, propondo uma caminhada e oficina criativa «para uma reconexão com a natureza e saberes ancestrais». As Conversas de Boca Aberta (Teatro Dona Maria II e Fundação “la Caixa”) regressam a 11 de Março para uma partilha de experiências, práticas e conhecimentos sobre criação e programação artística para a infância.

Com entrada gratuita, o 1º ciclo de exposições está patente até 12 de Abril – “Eu, Todas”, de Paula Parisot, e “Estiagem”, de João Mariano.

Fora das portas do Centro Cultural, a 29 de Março, a Praça do Infante recebe UTOMI, «um encontro vibrante entre um músico moçambicano e uma multiartista de origem guineense, angolana e portuguesa, num diálogo musical e performativo que atravessa fronteiras».

O Centro Cultural de Lagos é um equipamento apoiado pela República Portuguesa – Cultura > DGArtes > RTCP.

Os bilhetes para os espetáculos estão à venda na receção do Centro Cultural ou online.

vamos à vila 2025
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Histórias Imaginárias Orquestra Algarve

Quarteto da Orquestra do Algarve conta “Histórias Imaginárias” em Faro e Silves

viaturas_ana mula

Espetáculo «Viaturas» de Ana Mula faz a sua estreia absoluta em Lagoa

A Savana e a Montanha_3

Filme “A Savana e a Montanha” apresenta-se em Portimão, Lagos, Faro e São Brás de Alportel