Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

As Jornadas Técnicas sobre Risco Sísmico, que vão decorrer nos meses de março e abril, em Mora, Montemor-o-Novo e Arraiolos, arrancam no dia 11, na primeira localidade, com uma iniciativa que se destina sobretudo a técnicos dos Municípios, elementos de Comando e outros interessados.

Estas Jornadas Técnicas são uma organização conjunta e partilhada entre o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, os Municípios e Corpos de Bombeiros Voluntários de Arraiolos, Montemor-o-Novo, Mora e Vendas Novas.

A primeira iniciativa técnica, no Auditório Municipal de Mora, tem especial enfoque numa abordagem à “Sismicidade no Alentejo Central”, num primeiro painel, e, num segundo painel, na capacidade de resposta dos técnicos a uma situações de ocorrência de um sismo “Aconteceu um sismo: e agora?”.

vamos à vila 2025

Sul Informação

No dia 22 de Março, as Jornadas terão lugar no Pavilhão do Parque de Exposições Mercados e Feiras de Montemor-o-Novo, abordando «temáticas de âmbito técnico e operacional», nomeadamente «planeamento e intervenção pré-hospitalar», bem como «organização e intervenção operacional».

Finalmente, no dia 12 de Abril, as Jornadas serão no exterior e terão lugar no concelho de Arraiolos, integrando a realização de demonstrações de técnicas de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas. Neste caso, os destinatários são os bombeiros, agentes de Proteção Civil (first responders) e Serviços Municipais de Proteção Civil, entre outros.

Os programas destas duas Jornadas em Montemor e Arraiolos serão divulgados em breve.

«O conhecimento do território e dos riscos a ele associados revela-se absolutamente essencial para que possam ser tomadas as melhores, mais adequadas e antecipadas decisões no contexto do planeamento, antecipação, resposta e recuperação ao nível das operações de proteção e socorro e da defesa e salvaguarda das populações», salientam os promotores das Jornadas Técnicas.

vamos à vila 2025
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Pulseira eletrónica

Pulseira eletrónica para suspeito de violência doméstica detido em Castro Verde

Festival-Islâmico-2019_16

Festival Islâmico promove os «laços históricos» de Mértola com o Mediterrâneo

praia de Monte Velho – Porto das Carretas

Há uma terceira bandeira azul para uma praia do concelho de Santiago do Cacém