Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Milan Fretin triunfa em Faro, Jan Christen mantém liderança da Volta ao Algarve

O ciclista belga Milan Fretin (Cofidis) venceu hoje ao “sprint” a 4ª etapa da 51ª edição da Volta ao Algarve, em Faro, enquanto o suíço Jan Christen (Team UAE Emirates XRG) vai partir para a última etapa, este domingo, com a “camisola amarela”. Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) garantiu o triunfo virtual na montanha.

A tirada que ligou Albufeira à capital algarvia, após 175 quilómetros, teve o final esperado, com triunfo do corredor da equipa francesa, mais forte do que Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) e Jordi Meeus (Red Bull-BORA-hansgrohe) na fase decisiva.

A classificação geral individual continua a ser liderada por Jan Christen, perseguido pelo companheiro de equipa João Almeida, a 4s, Laurens de Plus (INEOS Grenadiers), a 7s, e António Morgado (Team UAE Emirates XRG) e Jonas Vingegaard (Team Visma-Lease a Bike), ambos a 14s.

lagos eventos

O português e campeão olímpico de pista Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) já não partiu para a 4ª etapa, depois da queda sofrida nos últimos quilómetros da etapa desta sexta-feira, em Tavira.

Na tirada de hoje, Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) voltou a ser destaque, em defesa da liderança da classificação da montanha.

O corredor argentino integrou uma fuga de quatro elementos, a partir dos cinco quilómetros, que ganhou larga vantagem – chegou a mais de oito minutos – ao pelotão na abordagem ao Malhão, a primeira contagem de montanha do dia, aos 41,5 km, naturalmente vencida por Tivani.

As principais equipas acertaram o ritmo de perseguição e foram diminuindo gradualmente a diferença, embora o corredor argentino da formação de Loulé ainda liderasse os fugitivos na subida à Picota, aos 122,1 km, garantindo virtualmente a “camisola azul” caso termine a “Algarvia”.

Dentro dos últimos 25 km, o quarteto ainda resistiu na contagem de montanha de Santa Bárbara de Nexe, mas o pelotão anulou a escapada logo a seguir, na curta subida de Bordeira.

A 51ª Volta ao Algarve termina este domingo com um contrarrelógio de 19,6 quilómetros entre Salir e o Alto do Malhão, no concelho de Loulé.

Desses quase 20 quilómetros, 17 serão praticamente planos e os últimos três já serão a subir, com uma inclinação média de 9,2%.

maozorra
municipio de odemira

Também poderá gostar

Voo Inaugural Nova Iorque Faro United Airlines 2025_HR (9)

Algarve tem de «saber aproveitar» o «enorme potencial» da rota aérea para Nova Iorque

lara martins

Algarvia Lara Martins renova com o Benfica

Alguns dos responsáveis pela Rede Azul

Rede Azul apoia a criação artística do Algarve e a sua itinerância por toda a região