O Lusitano de Évora triunfou este domingo no duelo alentejano com o Serpa e subiu ao 2º lugar da Série D do Campeonato de Portugal de futebol, numa 17ª jornada marcada pela primeira vitória do Estrela de Vendas Novas, enquanto o Moura perdeu nos Açores.
A equipa eborense venceu em casa os serpenses, por 3-2, num jogo emotivo, virando o resultado na segunda parte, e saltou diretamente do 4º para o 2º posto, com 36 pontos, a um do novo líder Amora, com as duas equipas a aproveitarem a derrota do Sintrense.
No Campo Estrela, o Serpa, 6º classificado, com 30 pontos, desperdiçou duas vantagens, originadas pelos golos de Gonçalo Dias (14 minutos) e Lucas Santana (41), entrecortados pelo tento de Sele Davou (17).
Após o intervalo, o Lusitano de Évora virou o jogo com golos de Miguel Lopes, aos 52 minutos, e Martim Águas, aos 61, assegurando o segundo triunfo seguido.
Por outro lado, o Moura, que perdeu (4-2) com o Operário nos Açores, leva cinco jogos sem vencer no campeonato e uma sequência de três desaires seguidos, ocupando a 11ª posição, com 16 pontos, em zona de descida direta e a cinco pontos dos lugares de manutenção.
A equipa alentejana até esteve em vantagem, com golo de Miguel Lemos, aos 39 minutos, mas os açorianos deram a volta, com tentos de Rafa Benevides (47 e 64, de penálti) e Mamadu Candé (50). Erick Gabriel reduziu para 3-2 (75, de penálti) e Prince Addico (78) selou o resultado final.
O Estrela de Vendas Novas, 14º e último classificado, que à entrada para esta ronda somava apenas um ponto, conseguiu a primeira vitória no campeonato, ao bater em casa o Lagoa, por 1-0, graças a um golo de Diogo Guilherme (12 minutos).
A 18ª ronda, marcada para 9 de Fevereiro, contará com as partidas Lusitano de Évora-Barreirense, Serpa-Operário, Moura-Fabril do Barreiro e Amora-Estrela de Vendas Novas.