A luta cerrada no topo da Série D do Campeonato de Portugal de futebol, com cinco equipas separadas por quatro pontos, teve novo capítulo este domingo, em que o Louletano venceu e o Moncarapachense voltou a escorregar, enquanto o Lagoa perdeu no Alentejo.
Na 17ª jornada, foram o Amora (37 pontos) e o Lusitano de Évora (36) que saltaram para os dois primeiros lugares – que garantem acesso à fase de subida à Liga 3 –, aproveitando a derrota do ex-líder Sintrense (35) no terreno do Comércio e Indústria e o empate caseiro do Moncarapachense (35).
A equipa de Moncarapacho, que há duas jornadas era o comandante da prova, não foi além de uma igualdade a uma bola na receção ao Estrela da Amadora B, no segundo jogo seguido sem vencer.
Ricardo Matias colocou os “tricolores” na frente do marcador, aos 37 minutos, e o médio Yang Sena saiu do banco para resgatar um ponto para os algarvios, empatando aos 76, num remate de meia distância.
O Louletano, que somou o segundo triunfo consecutivo, venceu fora (3-2) o Barreirense, num jogo emotivo e com reviravolta decisiva no marcador nos minutos finais, e aproveitou para se reaproximar do topo, ocupando o 5º posto, com 33 pontos.
Armandinho, de grande penalidade, adiantou os locais, aos 19 minutos, Caiser Gomes igualou (26), Paulo Veiga voltou a colocar a equipa do Barreiro em vantagem (55), mas os golos de João Vale (82, na própria baliza) e Eduardo Souza (86, de penálti) garantiram os três pontos para a formação de Loulé.
A meio da tabela, continua o Lagoa (7º, com 23 pontos), derrotado por 1-0 no terreno do Estrela de Vendas Novas, 14º e último classificado (quatro pontos), que somou o primeiro triunfo (1-0) no campeonato, graças a um golo de Diogo Guilherme (12 minutos).
A 18ª ronda, marcada para 9 de Fevereiro, contará com as partidas Sintrense-Louletano e Lagoa-Moncarapachense.