Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

As Jornadas do Mundo Rural regressam a Alcoutim nos dias 13 e 14 de Março, para «debater desafios e oportunidades do setor agrícola e ambiental, com destaque para a gestão da água, o despovoamento rural e as práticas agroambientais sustentáveis», anunciou a Câmara alcouteneja.

O evento vai reunir especialistas, entidades e produtores para um diálogo aberto sobre o futuro do meio rural, no Espaço Guadiana, em Alcoutim.

«A importância da água para o território será um dos temas centrais, abordando o seu estado atual e o seu papel na mitigação do despovoamento. Especialistas da área irão discutir estratégias para otimizar o uso deste recurso essencial e garantir a sua sustentabilidade a longo prazo», revelou a Câmara de Alcoutim.

maozorra

Outro foco do evento «será a valorização das práticas agroambientais, destacando medidas inovadoras para promover a resiliência dos ecossistemas agrícolas e florestais. A partilha de experiências entre investigadores, produtores e entidades do setor contribuirá para a identificação de soluções práticas e eficazes para a região».

«A formação e qualificação profissional também serão debatidas, explorando a oferta educativa na área agrícola no sul do país. Serão apresentados casos de sucesso que demonstram o impacto positivo da formação especializada no desenvolvimento sustentável do setor», acrescentou a autarquia.

As Jornadas do Mundo Rural, organizadas pela Câmara Municipal de Alcoutim em parceria com a Câmara Municipal de Mértola, Associação Cumeadas e diversas entidades locais e nacionais, visam «promover a discussão construtiva e a busca de soluções para os desafios enfrentados pelo mundo rural».

Programa completo e formulário para inscrições disponíveis neste link.

sessões de cinema de inverno
zoomarine

Também poderá gostar

agricultura

Mesa redonda vai olhar para os desafios da agricultura em Moura

ovelhas_ovinos

Subida das temperaturas faz renascer ameaça da língua azul no Alentejo

Canhamor_nina (6)

Descarbonizar o setor da construção é possível. A Cânhamor, em Ourique, dá o exemplo