Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

Mértola vai promover mais uma edição das Jornadas da Caça, que começa já amanhã, sexta-feira, dia 7 de Fevereiro, com um evento dedicado à Montaria no Feminino, e terá uma iniciativa por mês, até finalizar em Outubro, com a realização da Feira da Caça.

Segundo a Câmara de Mértola, «a 3ª edição contará, pela primeira vez, com nove jornadas, duas a mais que a 1ª edição, resultado do feedback recebido das edições anteriores».

«Tal como em edições anteriores, a iniciativa contará com uma programação diversificada, abrangendo caçadores, gestores cinegéticos e todos os interessados no mundo rural e na conservação da biodiversidade. As jornadas incluem formações, encontros, exposições, caçadas, workshops, viagens temáticas e experiências práticas, promovendo uma maior interação e conhecimento sobre a cinegética», segundo a Câmara de Mértola.

inframoura cada gota importa

O pontapé de saída será dado com “Montaria no Feminino”, «um evento anual, habitualmente realizado na região norte do país, mas que este ano em estreita colaboração com o Clube Português de Monteiros e a Federação Alentejana de Caçadores, conseguimos que se realize em Mértola, na Capital Nacional da Caça», revelou a autarquia.

Na jornada de Março o selecionador nacional Custódio Ezequiel irá partilhar algumas dicas e informações sobre técnicas de tiro, numa colaboração inédita com a Federação Portuguesa de Tiro com Armas de Caça (FPTAC).

Em Abril, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas fará o ponto de situação do Lince-ibérico no concelho de Mértola e Maio será dedicado quatro formações especializadas na área da cinegética, realizadas em parceria com a ALSUD/Escola de Caça, Pesca e Natureza, Clube Português de Canicultura (CPC) e Associação Nacional de Proprietários Rurais (ANPC)».

Na jornada de Junho, o Município de Mértola «irá tentar proporcionar uma experiência única e inesquecível, na preparação de toda a logística de uma viagem a uma das maiores e mais conceituadas Feiras de Caça da Europa – Game Fair en Loir-et-Cher (França)».

No mês de Julho decorrerá «a já habitual jornada “Queres ser caçador?”, que oferece uma formação administrada uma vez mais pela ALSUD/Escola de Caça, Pesca e Natureza, com o objetivo de preparar da melhor forma todos os proponentes ao exame para a obtenção da carta de caçador».

Durante todo o mês de Agosto a Casa das Artes Mário Elias acolhe uma exposição sobre a biodiversidade e fauna do concelho de Mértola, retratada em fotografias de alta-definição, esculturas em tamanho real e livestreaming de alguma da  fauna selvagem local.

Em Setembro, terá lugar a Jornada do Dia do Caçador, «uma das mais aguardadas pelos caçadores residentes no concelho de Mértola, que inclui diversas caçadas e almoço convívio».

Em Outubro, a 3ª edição das jornadas da caça termina com a XVI Feira da Caça de Mértola.

Mais informações sobre as Jornadas de Caça de Mértola 2025 podem ser obtidas seguindo este link.

Este evento conta como parceiros com a Escola de Caça, Pesca e Natureza (ECPN), Escola Profissional ALSUD, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Clube Português de Monteiros (CPM), Federação Alentejana de Caçadores (FAC), Federação Portuguesa de Tiro com Armas de Caça (FPTAC), Clube Português de Canicultura, Associação Nacional de Proprietários Rurais (ANPC) e diversas Zonas de Caça do concelho.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

agricultura

Mesa redonda vai olhar para os desafios da agricultura em Moura

Foto: Lusitano GC / Facebook

Lusitano de Évora vence em Elvas e fica muito perto da subida à Liga 3

O empresário José Roquette intervém na cerimónia do 50.º aniversário da Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, 24 de junho de 2023. NUNO VEIGA/LUSA

Universidade de Évora atribui Honoris Causa ao empresário José Roquette