O ciclista belga Jordi Meeus (Red Bull-BORA-hansgrohe) venceu hoje ao “sprint” a 3ª etapa da 51ª edição da Volta ao Algarve, em Tavira, com o suíço Jan Christen (Team UAE Emirates XRG) a manter a “amarela” e o argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) a liderar na montanha.
Com o pelotão compacto nos últimos 50 quilómetros a preparar o previsível final ao “sprint”, a tirada que ligou Vila Real de Santo António à cidade tavirense, numa distância de 183,5 quilómetros, consagrou o corredor belga, mais rápido do que o italiano Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling Team) e o eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) nos metros finais.
A fase decisiva da etapa ficou marcada por uma queda que afetou o português Iuri Leitão (Caja Rural Seguros-RGA), campeão olímpico de pista.
Jan Christen lidera a geral individual, com o colega de equipa João Almeida a 4s, Laurens de Plus (INEOS Grenadiers), a 13s, e António Morgado (Team UAE Emirates XRG) e Jonas Vingegaard (Team Visma-Lease a Bike), a 20s.
O francês Romain Bardet (Team Picnic PostNL), que seguia no 4° posto, a 18s, desistiu da corrida, após uma queda na zona de Monte Gordo, a cerca de 25 quilómetros da meta.
A tirada desta sexta-feira arrancou praticamente com uma fuga de dez elementos, que incluía o algarvio Noah Campos (GI Group Holding-Simoldes-UDO) e Miguel Salgueiro, da AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense.
O grupo de fugitivos teve quatro minutos de vantagem e ainda passou na frente a contagem de montanha de 3ª categoria de Mercador, com triunfo de Calum Johnson (Caja Rural Seguros-RGA), mas soçobrou antes da segunda subida do dia.
A Aviludo-Louletano-Loulé liderou o pelotão para anular a tentativa, permitindo ao argentino Nicolás Tivani passar na frente na contagem de 3ª categoria de Faz Fato e assumir a “camisola azul”, de líder da classificação de montanha.
A 4ª etapa realiza-se no sábado, com arranque em Albufeira e meta em Faro, após 175 quilómetros até Faro, e promete um final imprevisível, aberto a “sprinters”, especialistas em clássicas ou favoritos à vitória na geral individual.