Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

ICNF/Algarve: sai Castelão Rodrigues, entra Carlos Ludovico

Joaquim Castelão Rodrigues vai deixar de ser vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), bem como diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, a partir da próxima segunda-feira, dia 17 de Fevereiro.

Ao que o Sul Informação apurou, será substituído no cargo por Carlos Ludovico, engenheiro agrícola de formação, com um mestrado na área, que foi assessor da Câmara Municipal de Alcoutim, liderada pelo social-democrata Francisco Amaral, de quem, aliás, é sobrinho.

Carlos Augusto Caimoto Amaral Ludovico ingressou depois na então Direção Regional de Agricultura e Pescas, onde foi chefe de Divisão, tendo recentemente transitado para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (que absorveu aquela Direção Regional), onde também tem funções de chefia.

jf-quarteira

Tendo sido cabeça de lista do PSD à Câmara de Alcoutim nas Autárquicas de 2021, é vereador da oposição. Tudo indicava que seria de novo o candidato dos social-democratas a esta autarquia, mas o novo cargo no ICNF deverá gorar essa hipótese.

Joaquim Castelão Rodrigues tinha assumido o cargo de diretor regional do ICNF e de vogal desta entidade em 21 de Maio de 2019.

Num email de despedida enviado ao Sul Informação, Castelão Rodrigues, salienta que «ao longo destes mais de cinco anos, procurei sempre contribuir para o cumprimento da missão e das atribuições do ICNF, nomeadamente no domínio da gestão da conservação da natureza e das florestas, incluindo a Gestão dos Fogos Rurais no território do Algarve e do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina».

«Procurei sempre que estas funções pudessem contribuir para o desenvolvimento regional, fazendo sempre parte da solução, abrindo portas com bom senso e em estreita articulação com as várias entidades intervenientes e demais interessados», acrescenta.

Castelão Rodrigues, que já tem 66 anos e completará em breve 40 anos de serviço, era quadro da Direção Regional de Agricultura (da qual, aliás, foi diretor regional), pelo que agora integrará a CCDR Algarve, enquanto aguarda a sua reforma.

Ao que o Sul Informação apurou, além do diretor regional do ICNF no Algarve, serão também substituídos os de Lisboa e Vale do Tejo e do Centro. Apenas o do Norte se mantém no cargo.

No Alentejo, já no ano passado,em Julho, tinha sido substituído a diretora regional, tendo o Governo nomeado José Godinho Calado, até então pró-reitor da Universidade de Évora, para substituir no cargo Olga Martins.

Em todos os casos, as novas nomeações resultam, em parte, do concurso aberto para esses lugares ainda pelo anterior Governo, liderado por António Costa, tendo o processo decorrido no âmbito da CRESAP.

No entanto, o nosso jornal sabe que, pelo menos no caso do Algarve, nunca chegou a ser divulgada aos concorrentes a short list de três nomes escolhidos pela CRESAP, dos quais depois cabe ao Governo em funções escolher um.

Quanto ao Conselho Diretivo do ICNF, além das mudanças nos vogais ditadas por estas substituições, nada mais muda e o engenheiro de Ambiente Nuno Banza mantém-se como presidente deste organismo.

O despacho do Governo com todas as alterações deverá ser publicado em Diário da República na próxima segunda-feira, dia 17.

recrutamento zoomarine 2025
zoomarine

Também poderá gostar

O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, discursa durante a cerimónia de apresentação dos cumprimentos de Natal da Assembleia da República ao Presidente da República, no Palácio de Belém em Lisboa, 18 de dezembro de 2024. FILIPE AMORIM/LUSA

Apagão: Aguiar-Branco convoca reunião entre partidos e Governo para hoje às 14h00

50 anos da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA_com ministra do Ambiente (4)

50 anos da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA motivam sábado de festa

jamila madeira uls

Deputados garantem que com o PS haverá Centro Oncológico