Diz que o partido «está unido», apesar de ter havido uma sondagem prévia com vários putativos candidatos, e que está pronto para tentar o que não conseguiu em 2013. Hélder Martins, antigo presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) e atual líder da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, é o candidato do PSD à Câmara de Loulé nas Autárquicas deste ano.
A decisão foi comunicada aos militantes numa assembleia de secção do PSD/Loulé, ocorrida na noite desta quinta-feira, 6 de Fevereiro.
O nome de Hélder Martins já foi aprovado pela Comissão Política dos sociais-democratas louletanos e surge depois de uma sondagem que ouviu cerca de 750 pessoas do concelho.
Nessa auscultação, o PSD/Loulé apresentou vários nomes, como Hélder Martins, Tony do Adro, presidente do Louletano e um dos homens que carrega o andor da Mãe Soberana, Silvério Guerreiro, engenheiro e atual administrador da empresa Águas do Algarve, e Cláudio Lima, presidente do PSD/Loulé e economista.
A estes quatro, juntaram-se mais dois: Miguel Madeira, antigo vogal da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, e Paulo Borda d’Água, empresário ligado à restauração.
Hélder Martins foi o nome que recolheu mais votos, destronando os restantes, apesar de há muito de se saber da vontade, por exemplo, de Tony do Adro em ser o candidato dos sociais-democratas.
Ainda assim, em declarações ao Sul Informação, Hélder Martins garantiu que «o partido está unido».
«Todos estão ao meu lado», vincou.
Questionado sobre o porquê de se voltar a candidatar a presidente da Câmara de Loulé (em 2013, perdeu para Vítor Aleixo, atual presidente), Hélder Martins disse que tudo começou «há cerca de um ano».
«Comecei a receber comentários a desafiar-me e confesso que era algo que não estava no meu horizonte. Acabei por aceitar integrar a sondagem promovida, sabendo que, se fosse o mais votado, assumiria o papel de candidato», acrescentou.
E assim foi. Apesar de ainda não ter as listas preparadas, o social-democrata já teve «conversas com antigos autarcas e ex-presidentes da concelhia» para «perceber os erros de 2013 e corrigi-los».
Ao nosso jornal, Hélder Martins também revelou que «não exclui» a possibilidade uma coligação com o «CDS ou até mais alargada» para que seja «o mais abrangente possível».
Nestas eleições, o grande adversário do PSD será Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, e candidato já anunciado pelo PS.
Natural de Querença, Hélder Martins foi vice-presidente da Câmara de Loulé (2002-2003) e também presidente da Região de Turismo do Algarve. A isto somou a presidência da Junta de Freguesia de Querença.
Em paralelo, fez carreira no setor privado, criando o hotel rural Quinta do Marco, em Santa Catarina da Fonte do Bispo (Tavira).
É atualmente o presidente da AHETA, cargo que suspenderá antes da campanha eleitoral e a que renunciará caso seja eleito presidente da Câmara de Loulé.