O Festival do Contrabando vai voltar a ligar Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, na vizinha Espanha, através de uma ponte pedonal flutuante e das tradições partilhadas pelas duas localidades, entre os dias 4 e 6 de Abril.
Depois de um ano de interregno, a festa está de volta «para celebrar uma das experiências culturais mais autênticas e envolventes da Península Ibérica», que une, além da possibilidade de atravessar o Guadiana a pé, bancas de artesanato, animação de rua, música e a gastronomia típica do Nordeste algarvio.
«Este evento singular reinterpreta a história e a identidade fronteiriça através da arte e da cultura, transformando as margens do rio Guadiana num palco vivo de memórias, tradições e expressões artísticas. Inspirado na realidade do contrabando, que durante décadas foi um modo de sobrevivência para as populações locais, o festival recria essa atmosfera dos anos 30 e 40, onde a escassez e o engenho moldaram a vida de muitas famílias», enquadrou a Câmara de Alcoutim, que organiza o evento em parceria com a sua congénere de Sanlúcar de Guadiana.
O programa «propõe uma viagem no tempo e nas emoções», através da recriação dos mercados de época, que ocupam «as ruelas pitorescas das duas vilas», e transportam o visitante «para um cenário autêntico onde se cruzam antigos ofícios, tabernas tradicionais e a interação com personagens de outros tempos, num verdadeiro mergulho na história».
Quem passar nas duas localidades nos três dias de festival poderá contar com teatro de rua, garantido por mais de 50 artistas, música popular, contadores de histórias, exposições e performances artísticas «que dão voz à ruralidade, ao envelhecimento e às tradições da região. As artes circenses também marcam presença, com espetáculos de acrobacia, malabarismo e interação performativa, encantando públicos de todas as idades».
«A diversidade e qualidade dos espetáculos programados fazem deste festival um dos mais aguardados do Algarve e Andaluzia, atraindo críticos, investigadores e entusiastas da cultura e tradição» acrescentou a autarquia.
O programa completo «será anunciado no próximo mês através das redes sociais da Câmara Municipal de Alcoutim e Festival do Contrabando».
Obrigado por fazer parte desta missão!