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Um grupo de jovens estudantes do ensino secundário, elementos do executivo municipal e dinamizadores do projeto MyPolis, juntaram-se esta quinta-feira, 30 de Janeiro, no edifício Paços do Concelho Séc. XXI, para participar na Reunião de Transformadores Sociais, uma iniciativa pioneira promovida para dar voz aos jovens na transformação do território de Lagos.

De acordo com a autarquia, nesta reunião os jovens apresentaram as suas recomendações aos representantes políticos da Câmara, «suscitando um diálogo colaborativo e resultando num exercício prático de democracia participativa em ação».

Para quebrar o gelo e imprimir um maior dinamismo ao desenrolar da sessão, tanto os jovens como os autarcas foram convidados a identificar os “super-poderes” que consideram essenciais para o desempenho e concretização da missão que lhes foi confiada, seja ela ligada à função de Conselheiro da Cidadania ou ao exercício efetivo de funções políticas autárquicas.

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Palavras como determinação, pensamento crítico, vontade, comunicação, empatia, eloquência, coragem, organização, persistência, motivação, saber ouvir, cumprir e disponibilidade para construir foram neste contexto identificadas como competências necessárias ao exercício da democracia participativa.

As três recomendações apresentadas e defendidas pelos jovens conselheiros nesta sessão foram selecionadas de entre um leque inicial de 35 recomendações elaboradas nos bootcamps, realizados a 11 e 12 de Dezembro, em que participaram cerca de 100 alunos das escolas secundárias Gil Eanes e Júlio Dantas de Lagos.

No final, este alunos candidataram-se como representantes da juventude no território e foram eleitos os Conselheiros da Cidadania para representar os demais na sessão participativa realizada a 22 de Kaneiro, onde, entre atividades lúdicas e participativas, efetuaram a triagem das recomendações e elegeram as três que consideraram ter mais potencial de concretização.

Uma grande, uma média e uma pequena “Recomenda Ação” foram ontem apresentadas e debatidas com o executivo municipal.

No final, os jovens receberem um diploma que reconhece o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto MyPolis e que promove a sua passagem a “Embaixadores da Cidadania”, último nível deste processo de participação democrática e transformação social.

O próximo desafio é a participação no laboratório de ideias, a realizar no Espaço Jovem, durante o qual estes jovens
vão trabalhar na construção dos projetos a implementar com o apoio da autarquia.

 


O projeto MyPolis é dinamizado pela Associação Discurso Paralelo há cinco anos letivos e está presente em 32 territórios, tendo sido distinguido como prática de excelência na área da Inclus o Digital pela Comissão Europeia e recebido o Prémio de Democracia Digital da Representação Portuguesa na Comissão.
Em Lagos, o MyPolis arrancou de forma experimental em quatro turmas do 1º e 3º ciclo do ensino básico, com ações de capacitação e formação online de professores, o que lhes permitiu implementar, em sala de aula, a metodologia dos programas Exploradores e Agentes da Cidadania, respetivamente.
Envolvendo um investimento de 36 mil euros por parte do município, o projeto foi objeto de candidatura ao “Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto do Portugal 2030”, o que permitiu alargar a sua implementação a mais turmas e alunos de escolas dos dois agrupamentos.
A Câmara assumiu-se como investidor social para a implementação do projeto MyPolis nas escolas do concelho, uma parceria, que visa trazer para o século XXI a participação cívica inspirada na Polis grega, promover a cidadania ativa dos jovens e o diálogo com quem toma decisões políticas.
Com recurso a jogos e outras ferramentas de aprendizagem não formal, os alunos são incentivados a identificar os pontos fortes e as fragilidades da comunidade local, a elaborar propostas de soluções e a exercer a cidadania de forma direta, em assembleia, o que lhes permite partilhar o percurso efetuad

 



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